Representação Feminina e Sexismo nos Animes

Uma análise a partir de grupos focais com espectadores

Authors

  • Danilo Caetano de Souza
  • Kaline da Silva Lima
  • Garlana Lemos de Sousa

Keywords:

Sexismo, Animes, Hipersexualização, Feminino, Grupo Focal

Abstract

Assim como os games, os animes também são considerados “coisa de menino”, e algumas de suas características na construção de personagens podem reforçar o sexismo benevolente, estimulando o ideal de uma mulher perfeita e pura. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções sobre a representação feminina em animes. Como objetivos específicos, buscou-se explorar as expressões do sexismo ambivalente presentes nos animes; verificar se há diferença no discurso de espectadores homens e mulheres; e identificar as repercussões dos animes na vida de quem os assiste. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Utilizou-se a técnica do grupo focal como fonte de coleta de dados. Participaram da pesquisa oito pessoas que consomem animes com frequência. No processo de amostragem, foi empregada a técnica de snowball. Para a análise dos resultados e discussão, o estudo foi processado pelo programa IRaMuTeQ, o que permitiu a organização dos dados em cinco classes: Classe 1 (Problematizando os Animes); Classe 2 (O Lugar Reservado às Mulheres nos Animes); Classe 3 (O Anime Como Universo: Uma Análise da Experiência do Consumidor); Classe 4 (O Entrelaçamento Entre o Sexismo e os Animes); e Classe 5 (Implicando um Universo a Outro: O Reconhecimento de Problemáticas). A partir disso, reconhece-se que o sexismo se manifesta nos animes por meio de representações estereotipadas de mulheres dependentes e passivas, processo esse que é percebido e vivenciado por seus consumidores.

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Published

2025-09-11

How to Cite

Souza, D. C. de, Lima, K. da S., & Sousa, G. L. de. (2025). Representação Feminina e Sexismo nos Animes: Uma análise a partir de grupos focais com espectadores. Psychology and Social Knowing, 14, 298–323. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/94078

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Artigos