Emprego apoiado na inclusão de pessoas em situação de deficiência significativa
Representações sociais e práticas educativas de consultores
Schlagworte:
Emprego Apoiado, Representações Sociais, Consultores, Inclusão, Práticas EducativasAbstract
O objetivo do estudo foi investigar representações sociais de Emprego Apoiado (EA) por consultores de EA que trabalham incluindo pessoas em situação de deficiência significativa, e a relação com suas práticas educativas. Tomou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 12 consultores e com 17 participantes foi aplicado um Inventário de Práticas Educativas. As entrevistas foram analisadas com apoio da análise de conteúdo e para o Inventário foi criado um indicador para expressar o grau de validade e confiabilidade das respostas, utilizando-se escala Likert. As entrevistas expressaram reivindicação dos consultores por políticas públicas mais efetivas, como aprovação do Projeto de Lei que legitima o EA. O apoio-mediação aparece como uma das maneiras para colocar em prática o modelo biopsicossocial, embora o modelo biomédico ainda apareça em algumas falas. O Inventário mostrou que uma das práticas educativas mais utilizadas é acompanhar o usuário após colocação no emprego e uma das menos utilizadas é gerar relatórios sistemáticos para os atores do EA. A metáfora “divisor de águas” pareceu objetivar a representação do grupo sobre EA, como acontecimento que mudou o rumo da empregabilidade das pessoas em situação de deficiência mais significativa. Para os consultores, o EA foi a “reviravolta” esperada para passar da integração para a inclusão. Os resultados mostram que a transição de enfoque do modelo biomédico para o biopsicossocial pode ter provocado mudanças no pensamento dos consultores, suscitando novas relações entre representações e práticas.
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