Saúde mental e trabalho docente
Vivências de prazer e sofrimento dos professores da educação de jovens e adultos (eja) em um município do agreste da paraíba
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Saúde mental, Trabalho Docente, Sofrimento, PrazerAbstract
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as inter-relações do processo de trabalho e a saúde mental dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas de um município do nordeste brasileiro. Como arcabouço teórico-metodológico recorremos as contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e como instrumento metodológico, utilizamos entrevistas individuais de caráter semiestruturado. Participaram da pesquisa dez professoras da rede pública municipal. Na análise dos dados, identificamos a predominância de mulheres ocupando a função de docentes na Educação de Jovens e Adultos, em sua maioria, vinculadas institucionalmente a partir de contratos temporários. Os depoimentos sinalizaram como fontes de sofrimento psíquico das professoras da EJA: a insegurança e receio de perder o emprego; cansaço físico e mental; a falta de materiais didáticos específicos; o desgaste com a criação de metodologias dinâmicas; a evasão escolar e a desvalorização salarial. Os docentes sinalizaram como fontes de prazer: o reconhecimento do seu trabalho pelos discentes; o aprendizado e o êxito ao conseguirem despertar o interesse do alunado; a interação afetiva entre professor e aluno, a cooperação e confiança com gestores e colegas. Consideramos com base nos relatos que os docentes mobilizam suas capacidades cognitiva, intelectual e criativas para enfrentarem/suportarem/superarem as demandas, as pressões psíquicas, o sofrimento patogênico e até mesmo o adoecimento produzido no ambiente de trabalho.
References
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). Edições 70.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. MEC
Brasil. (2000). Parecer CNE/CBE/N. 01 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. MEC.
Camargo, D. A. (2010). Aspectos Periciais em Saúde Mental no Trabalho e Avaliação da Capacidade Mental para o Trabalho. In: Glina, D. M. R. & Rocha, L. E. (Orgs.). Saúde Mental no Trabalho da Teoria à Prática. (pp. 81-97). São Paulo, SP: Roca.
Dejours, C. (1993). Por um Trabalho, Fator de Equilíbrio. In: Revista de Administração de Empresas. 33(3), 98-110.
Dejours, C., Abdoucheli, E., & Jayet, C. (1994). Psicodinâmica do trabalho: Contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. (M. I. S. Betiol et al., trads). Atlas.
Dejours, C. (2011). Addendum: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: Lancman, S., & Sznelwar, L. I. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. (pp 47-104). Frank Soudant (Trad.). Fiocruz.
Dejours, C. (2012). Trabalho vivo – tomo I – sexualidade e trabalho. Paralelo.
Dejours, C. (2013). A sublimação, entre sofrimento e prazer no Trabalho. Revista Portuguesa de Psicanálise, 33(2), 9- 28.
Porcaro, R. C. (2011). Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente. EccoS, 25, 39-57.
Neves, M. Y., & Seligmann-Silva, E. (2006). A dor e a delícia de ser(estar) professora: trabalho docente e saúde mental. Estudos de Pesquisa em Psicologia, 6(1), 63–75. https://doi.org/10.12957/epp.2006.11082
Neves, M. Y., Brito, J., & Athayde, M. (2010). Aspectos Periciais em Saúde Mental no Trabalho e Avaliação da Capacidade Mental para o Trabalho. In: Glina, D. M. R. & Rocha, L. E. (Orgs.). Saúde Mental no Trabalho da Teoria à Prática. (pp. 81-97). Roca.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that the text has not been published and was submitted exclusively to that Journal for publication. I stress that all the ethical procedures demanded in law were respected.
I declare to agree with the cession of the author rights of the article to the journal Psychology and Social Knowing, with its total or partial reproduction in print, magnetic or electronic means being forbidden, without previous written authorization by the Scientific Editor of the Journal.