Compreendendo a desonestidade
Um estudo de cognição social
Palavras-chave:
Desonestidade, Cognição Social, Psicologia SocialResumo
Na atualidade, as interações sociais têm apontado a problematização de comportamentos considerados inaceitáveis nas relações interpessoais. Neste crivo a desonestidade é pauta comum e muitas vezes justificada pelo benefício que acarreta na vida de quem se comporta de tal maneira. O objetivo desta pesquisa é identificar a autopercepção e percepção social acerca da desonestidade. Participaram 120 indivíduos, distribuídos de maneira equivalente entre ambos os sexos. Utilizou-se um questionário online autoaplicável de respostas abertas e fechadas, distribuídas em dois blocos, que abordam respectivamente: questões sobre a desonestidade e questões sociodemográficas. Os dados das questões fechadas foram analisados por meio de estatística descritiva e relacional, por meio do software SPSS v.20, enquanto as questões abertas foram analisadas utilizando a análise prototípica e de similitude, por meio do software Iramuteq. Os resultados apontaram que os participantes de ambos os sexos se classificam como pessoas que não são desonestas; enquanto a atribuição ao outro foi de desonestidade. Também se observou que os participantes encaram a desonestidade tendo a mentira como representante central do fenômeno, manifestada nas ações de roubo, corrupção, enganação e falsidade.
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