A influência das mídias na subjetividade e estruturação social
Uma perspectiva psicossocial sobre jogos vorazes
Keywords:
Psicologia Social, Subjetividade, Indústria Cultural, Jogos Vorazes, Poder-SaberAbstract
O indivíduo, como fruto de práticas históricas, sociais e contingenciais, se desenvolve na inter-relação pessoa e objeto, pela qual se distancia e se aproxima do grupo social pertencente. Uma vez que vivemos na Era Digital marcada pelo crescente uso do Big Data, consumo de produções audiovisuais e reality shows, o presente artigo objetiva compreender a influência da instituição midiática na construção da subjetividade e na estruturação social. Ao investigar aspectos como a criação de oligopólios da comunicação, o neopopulismo e o chamado microtargeting, parte-se do pressuposto de que as mídias são construtoras da realidade e mantenedoras do status quo. Para alcançar tal objetivo, foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) instituída por Bardin (1977), com abordagem qualitativa sobre os cinco filmes que compõem a saga Jogos Vorazes. Sob um olhar psicossocial, exploram-se conceitos como subjetividade, relação de poder-saber e Indústria Cultural. A análise revelou o efeito homogeneizador do complexo midiático, levando os indivíduos ao consenso por meio da violência simbólica, garantindo a multiplicação de dispositivos que potencializam os discursos de verdade e restringem o poder de fala das minorias, produzindo, assim, indivíduos marginalizados e corpos dóceis.
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