A atuação da Psicologia nos CRAS do Sertão Paraibano

Autor/innen

  • Crystiane da Nóbrega Honorio
  • Mychaell Douglas de França Sousa
  • Samuel Gualberto dos Santos
  • Camilla de Melo Silva
  • Washington Allysson Dantas Silva

Schlagworte:

CRAS, Atuação da Psicologia, Assistência Social, Políticas Públicas

Abstract

A inserção dos profissionais de psicologia no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é fundamental para o fortalecimento dos vínculos comunitários e para o apoio às famílias em situação de risco. Uma vez que os CRAS são instituições essenciais para a implementação de políticas públicas, especialmente em áreas com maiores índices de vulnerabilidade social, como é o caso do sertão paraibano, buscamos analisar a contribuição dos profissionais de psicologia nos processos de cuidado dos usuários dos CRAS no interior da Paraíba. Trata-se, portanto, de um estudo de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que contou com a participação de seis psicólogos do sertão da Paraíba, sendo cinco mulheres e um homem, com idades entre 33 e 54 anos (M = 44,66; DP = 7,89). Os participantes responderam um formulário digital composto por um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Analisamos os dados por meio da análise de conteúdo temática, da qual emergiram sete categorias acerca do trabalho dos psicólogos nesse contexto (e.g., estratégias de cuidados, atividades, demandas, contribuições da psicologia, desafios, potencialidades e saúde mental). A partir desses resultados, discutimos sobre como a atuação integrada e articulada dos profissionais de psicologia no CRAS pode ser um mecanismo indispensável para o fortalecimento das famílias e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

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Veröffentlicht

2024-01-01

Zitationsvorschlag

Honorio, C. da N., Sousa, M. D. de F., Santos, S. G. dos, Silva, C. de M., & Silva, W. A. D. (2024). A atuação da Psicologia nos CRAS do Sertão Paraibano. Psicologia E Saber Social, 13, 368–396. Abgerufen von https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89743

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