Aproximações entre Bullying Escolar e Preconceito
Uma revisão integrativa da literatura
Keywords:
Bullying, Escola, Preconceito, Violência Escolar, Intimidação SistemáticaAbstract
O bullying escolar é uma problemática social que tem preocupado educadores e pesquisadores. Apesar de existir uma definição tradicional sobre bullying, verificam-se outras compreensões que ampliam ou problematizam a visão hegemônica. Este estudo tem o objetivo de compreender os sentidos presentes nas definições de bullying nas pesquisas científicas, entre os anos 2018 e 2022, observando se há aproximações com a temática do preconceito. Realizou-se revisão integrativa, em duas bases de dados (SciELO e PubMed), a partir dos descritores Bullying AND Escola, no idioma português e publicados entre os anos 2018 e 2022. O corpus da pesquisa foi composto por 21 artigos realizados no Brasil. Os resultados indicaram que os estudos, em sua maioria, amparam-se na definição tradicional de bullying e apenas um problematiza essa compreensão. No que diz respeito à aproximação entre os conceitos de bullying e preconceito, apareceram três categorias discursivas diferentes no total de artigos revisados: em oito artigos não foram observadas aproximações entre os conceitos de bullying e preconceito; em outros seis, a relação entre os conceitos aparece de forma indireta, sem problematização acerca dessa aproximação; e em sete artigos, essa aproximação é explicitada e problematizada. Nesses últimos, são discutidas, por exemplo, a maior exposição à vivência de bullying por parte de estudantes negros, da comunidade LGBT+ e mulheres. Conclui-se que a definição tradicional de bullying se faz presente nas pesquisas, contudo tensionamentos foram observados como os estudos que aproximam bullying a diferentes expressões de preconceito.
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