Aproximações entre Bullying Escolar e Preconceito

Uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Letícia Leite Bessa
  • Luciana Maria Maia
  • Kaline da Silva Lima

Palavras-chave:

Bullying, Escola, Preconceito, Violência Escolar, Intimidação Sistemática

Resumo

O bullying escolar é uma problemática social que tem preocupado educadores e pesquisadores. Apesar de existir uma definição tradicional sobre bullying, verificam-se outras compreensões que ampliam ou problematizam a visão hegemônica. Este estudo tem o objetivo de compreender os sentidos presentes nas definições de bullying nas pesquisas científicas, entre os anos 2018 e 2022, observando se há aproximações com a temática do preconceito. Realizou-se revisão integrativa, em duas bases de dados (SciELO e PubMed), a partir dos descritores Bullying AND Escola, no idioma português e publicados entre os anos 2018 e 2022. O corpus da pesquisa foi composto por 21 artigos realizados no Brasil. Os resultados indicaram que os estudos, em sua maioria, amparam-se na definição tradicional de bullying e apenas um problematiza essa compreensão. No que diz respeito à aproximação entre os conceitos de bullying e preconceito, apareceram três categorias discursivas diferentes no total de artigos revisados: em oito artigos não foram observadas aproximações entre os conceitos de bullying e preconceito; em outros seis, a relação entre os conceitos aparece de forma indireta, sem problematização acerca dessa aproximação; e em sete artigos, essa aproximação é explicitada e problematizada. Nesses últimos, são discutidas, por exemplo, a maior exposição à vivência de bullying por parte de estudantes negros, da comunidade LGBT+ e mulheres. Conclui-se que a definição tradicional de bullying se faz presente nas pesquisas, contudo tensionamentos foram observados como os estudos que aproximam bullying a diferentes expressões de preconceito.

Referências

Alcantara, S. C., González-Carrasco, M., Montserrat, C., Casas, F., Viñas-Poch, F., & Abreu, D. P. (2019). Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: suas implicações no bem-estar. Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 509-522. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017

Alencastro, L. C. S., Silva, J. L., Komatsu, A. V., Bernardino, F. B. S., Mello, F. C. M., & Silva, M. A. I. (2020). Teatro do Oprimido e bullying: atuação da Enfermagem na saúde do adolescente escolar. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(1), 1-7. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0910

Allport, G. (1954). The Nature of Prejudice. Addison Wesley.

Antunes, D., & Zuin, A. (2008). Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, 20(1), 33-41. https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004

Araújo, M. C., Silva Júnior, J. C., França, R., & Gomes, J. C. (2022). Bullying, preconceito e violência lgbtqia+ fóbica em ambiente escolar: uma análise no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Diversidade e Educação, 9(2), 574-614. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13266

Barros, J. P., & Bessa, L. (2021) Violência Escolar e Patologização Infanto-Juvenil: problematizando discursos sobre bullying. In F. C. Lemos (Org.), Foucault, Deleuze, Guattari e Lourau: encontros com a arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional (pp. 597-616). CRV.

Batista, E. H. (2013). Bullying e Preconceitos étnico-raciais. Poiésis, 7(12), 302-323. https://doi.org/10.19177/prppge.v7e122013302-323

Batista, E. H., & ZAN, D. D. (2013) Bullying, Preconceito e Escola. @rquivo Brasileiro de Educação, 1(1), 93-105. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p93

Bazzo, J. (2020). Na captura de uma agência astuciosa: lições de uma etnografia com crianças sobre usos da noção de bullying. Civitas-Revista de Ciências Sociais, 20(2), 248-258. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2020.2.31448

Bitencourt, M., Hizukuri, T., Bitencourt, M. R., Alarcão, A. C., Carvalho, E. C., Andrade, L., Pelloso, S. M., & Carvalho, M. D. (2020). Variáveis envolvidas no gerenciamento de conflitos do tipo bullying em escolas: uma análise de Rede Bayesiana. Revista Paulista de Pediatria, 39, 1-7. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2019079

Bottan, G., Vizini, S., Alves, P. F. O., Guimarães, L. S. P., Nascimento, B. P. , Rigatti, R., & Heldt, E. (2020). Intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicas. Revista Gaúcha de Enfermagem, 41, 1-9. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190336

Carapello, R. (2020). O racismo camuflado pelo Bullying. Revista Educação-UNG-Ser, 15(1), 171-178. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4018

Chaves, D. R., & Souza, M. (2018). Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-17. https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230019

Chouliaraki, L., & Fairclough, N. (1999). Discourse in late modernity. Rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press.

Coelho, M. T. (2016). Bullying escolar: revisão sistemática da literatura do período de 2009 a 2014. Revista Psicopedagogia, 33(102), 319-330. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300010

Costa, M., Souza, M., & Oliveira, V. (2012). Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. Educação e Pesquisa, 38(3), 653-665. http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v38n03/v38n03a08.pdf

Fairclough, N. (2001) Discurso e mudança social. Tradução de Izabel Magalhães. Editora Universidade de Brasília.

Fante, C. (2005). Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Verus.

Faria, M. A., Gomes, M. C. A., & Modena, C. M. (2022). “Mar de bullying”: turbilhão de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola. Educação e Pesquisa, 48. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241630por

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2021). Violência contra crianças e adolescentes (2019-2021). Fundação José Luiz Egydio Setubal. https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/violencia-contra-criancas-e-adolescentes-2019-2021.pdf

Gonçalves, D., Rezende-Campos, P., & Dantas, M. C. (2021). Pega a visão! Nem tudo é brincadeira: percepção do bullying no contexto escolar baseado no racismo e lgbtfobia. Educação, 11(1), 124-139. https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10441/ 4647

Jungenson, J. (2012). Cómo hacer investigación cualitativa: Fundamentos y metodología. Paidós.

Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm

Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024. Institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as Leis nºs 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), e 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Diário Oficial da União. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14811.htm

Lima, M. E. O. (2023). Preconceito. In A. R. R. Torres, M. E. O. Lima, E. M. Techio, & L. Camino (Orgs.), Psicologia Social: temas e teorias (pp. 405-444). Blucher.

Lopes, A. A. (2005). Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, 81(5), 164-172. https://doi.org/10.1590/S0021-75572005000700006

Lopez, R., Amaral, A. F., Ferreira, J., & Barroso, T. (2011). Fatores implicados no fenómeno de bullying em contexto escolar: revisão integrada da literatura. Revista de Enfermagem Referência, 3, 153-162. https://scielo.pt/pdf/ref/vserIIIn5/serIIIn5a16.pdf

Malta, D. C, Mello, F., Prado, R., Sá, A. C., Marinho, F., Pinto, I., Silva, M. M., & Silva, M. A. (2019). Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, 24(4), 1359-1368. https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017

Malta, D. C., Oliveira, W. A., Prates, E. J. S., Mello, F. C. M., Moutinho, C. S., & Silva, M. A. I. (2022). Bullying entre adolescentes brasileiros: evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 30, 2-12. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6278.3678

Mello, F. C. M., Malta, D. C., Santos, M. G., Silva, M. M. A., & Silva, M. A. I. (2018). Evolução do relato de sofrer bullying entre escolares brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar-2009 a 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 21, 1-14. https://doi.org/10.1590/1980-549720180015.supl.1

Mezzalira, A., Fernandes, T., & Santos, C. M. (2021). Os desafios e as estratégias da psicologia escolar no enfrentamento do bullying. Psicologia Escolar e Educacional, 25, https://doi.org/10.1590/2175-35392021237016

Mota, R. S., Gomes, N. P., Campos, L. M., Cordeiro, K. C. C., Souza, C. N. P., & Camargo, C. L. (2018). Adolescentes escolares: associação entre vivência de bullying e consumo de álcool/drogas. Texto & Contexto-Enfermagem, 27, 1-10. https://doi.org/10.1590/0104-07072018003650017

Oliveira, D. B. de. (2015) Análise de discurso crítica da anistia política de militares no Brasil: a disputa por sentidos que ampliam ou restringem os direitos dos militares anistiados [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17385

Oliveira, W. A., Silva, J. L., Braga, I. F., Romualdo, C., Caravita, S. C. S., & Silva, M. A. I. (2018). Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, 23, 751-761. https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.10092016

Pigozi, P. (2018). A produção subjetiva do cuidado: uma cartografia de bullying escolar. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 28(3), 1-21. https://doi.org/10.1590/S0103-73312018280312

Reis, A. F., & Carvalho, G. (2017). Bullying escolar: a violência e preconceito nas formas do bullying entre estudantes do ensino fundamental em Campo Grande, MS. Multitemas, 22(51), 69-89. https://doi.org/10.20435/multi.v22i51.1289

Rocha, M. F. B. F., & Cerqueira-Santos, E. (2019). Violência no Ambiente Escolar como Forma de Exclusão. In H. Cerqueira-Santos, & L. M. Maia (Orgs.), Preconceito e Exclusão Social: estudos em Psicologia no Brasil (pp. 90-129). EDUFPI.

Russo, L. (2020) Associação entre vitimização por bullying e índice de massa corporal em escolares. Cadernos de Saúde Pública, 36(10), 1-12. https://doi.org/10.1590/0102-311X00182819

Sampiere, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. Penso.

Santos, I., & Silva, M. A. (2021). O corpo no ensino médio: uma análise da percepção corporal dos estudantes do Rio de Janeiro. Journal of Physical Education, 32, 1-12. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3205

Santos, L. C., & Faro, A. (2018). Bullying entre adolescentes em Sergipe: Estudo na Capital e Interior do Estado. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 485-492. https://doi.org/10.1590/2175-35392018036741

Silva, A. B. (2015). Bullying: mentes perigosas nas escolas. Globo.

Silva, B. R. V. S., Silva, A. O., Passos, M. H. P., Soares, F. C., Valença, P. A. M., Menezes, V. A., Colares, V., & Santos, C. F. B. F. (2018). Autopercepção negativa de saúde associada à violência escolar em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, 23(9), 2909-2916. https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.12962018

Silva, G. R. R., Lima, M. L. C., Acioli, R. M. L., & Barreira, A. K. (2021). A influência da violência familiar e entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, 26, 4933-4943, https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.20632019

Silva, J. L., Oliveira, W. A., Mello, F. C. M., Prado, R. R., Silva, M. A. I., & Malta, D. C. (2019). Prevalência da prática de bullying referida por estudantes brasileiros: dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 28(2), 1-11. https://doi.org/10.5123/S1679-49742019000200005

Sousa, B. O. P., Santos, M. A., Stelko-Pereira, A. C., Chaves, E. C. L., Moreira, D. S., & Pillon, S. C. (2019). Uso de drogas e Bullying entre adolescentes brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-11. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35417

Souza, J. M., Silva, J., & Faro, A. (2015). Bullying e homofobia: aproximações teóricas e empíricas. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), p. 289-298. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192837

Souza, L. E., Maia, L., & Moreira, P. (2020). Bullying: uma expressão do preconceito na escola. In P. Gomide, & A. C. Stelko-Pereira (Orgs.), Bullying: Perspectivas e Propostas Nacionais de Intervenção (pp. 35-46). Juruá.

Souza, M., Silva, M., & Carvalho, R. (2010) Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

Tessaro, M., Trevisol, M. T. C., Pereira, M. B. F. L. de O., & Bernardi, F. S. (2023). Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura. Educação, 48(1), e102/1-24. https://doi.org/10.5902/1984644469981

Valle, J. E., & Stelko-Pereira, A. C. (2020). Polêmicas da definição de bullying, histórico de pesquisas e intervenções. In P. Gomide, & A. C. Stelko-Pereira (Orgs.), Bullying: Perspectivas e Propostas Nacionais de Intervenção (pp. 21-33). Juruá.

Veloso, V. R., Costa, F. B. S., Marques, C. C. A., Andrade, J. X., Miranda, C. E. S., & Araújo, R. S. R. M. (2020). Vitimização por bullying e fatores associados em estudantes brasileiros com idade de 13 a 17 anos: estudo populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, 23, 1-14. https://doi.org/10.1590/1980-549720200097

Zamprogno, M. P., Mandrá, P. P., Gonçalves, T. C., & Jorge, T. M. (2020). Experiências de violência na escola na percepção de pacientes com gagueira. Revista CEFAC, 22(6), 1-7. https://doi.org/10.1590/1982-0216/20202266020

Downloads

Publicado

01.01.2024

Como Citar

Bessa, L. L., Maia, L. M., & Lima, K. da S. (2024). Aproximações entre Bullying Escolar e Preconceito: Uma revisão integrativa da literatura. Psicologia E Saber Social, 13, 221–251. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89738

Edição

Seção

Artigos