Memória dos Anos 80 no Brasil

Música, televisão e moda

Autores

  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento
  • Thiago Mikael-Silva

Palavras-chave:

Memória Social, Psicologia social, Moda, Música, Televisão

Resumo

Essa pesquisa identificou elementos relativos aos Anos 80 no Brasil, com foco especial nas áreas de música, televisão e moda. Entrevistamos 408 sujeitos, com idades entre 40 e 50 anos, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. O roteiro de entrevistas continha dados sociodemográficos, evocação de palavras (termo indutor Anos 80) e itens sobre música, televisão e moda desse período. As respostas foram submetidas à Análise de Conteúdo. As evocações mais frequentes (Anos 80) foram: música, amizades/amigos e liberdade. RPM e Blitz foram os grupos mais associados ao período em uma lista de bandas/artistas. Legião Urbana e Menudo foram os mais lembrados espontaneamente. Armação Ilimitada e Roque Santeiro foram os programas mais associados ao período em uma lista de programas de televisão. Fantástico e Silvio Santos foram os mais lembrados espontaneamente. Calçados e Vestuário-calças foram os itens mais recordados sobre Moda. Discutimos esses dados considerando-se as contribuições da Psicologia Social da Memória.

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Publicado

01.01.2024

Como Citar

Nascimento, A. R. A. do, & Mikael-Silva, T. (2024). Memória dos Anos 80 no Brasil: Música, televisão e moda. Psicologia E Saber Social, 13, 170–189. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89736

Edição

Seção

Artigos