Capacitismo no ensino superior sob a perspectiva de estudantes

Revisão sistemática

Autores

  • Juliana Corrêa da Silva
  • Angélica Maria de Sousa Silva
  • Luciana Maria Maia

Palavras-chave:

Capacitismo, Pessoa com deficiência, Ensino superior, Estudantes, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir os estudos que versam sobre capacitismo no ensino superior sob a perspectiva de estudantes da graduação. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática, com 130 combinações de descritores, nas bases de dados Psyarticles, PsycINFO, Lilacs, Scielo e Pepsic. Dos 948 artigos encontrados, 22 foram selecionados para o estudo, publicados entre 2012 e 2022. Os resultados apontam fatores que contribuem para a exclusão e a segregação social a que estudantes com deficiência estão sujeitos, o que comprova o ensino superior como um ambiente normativo e desigual. Os resultados indicam como as publicações conceituam inclusão e acessibilidade no âmbito acadêmico, bem como expressam manifestações de preconceito e capacitismo nas instituições de ensino superior.

Referências

Abes, E. S., & Wallace, M. M. (2018). "People see me, but they don't see me": An intersectional study of college students with physical disabilities. Journal of College Student Development, 59(5), 545-562. https://doi.org/10.1353/csd.2018.0052

Anache, A. A., & Cavalcante, L. D. (2018). Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 115-125. https://doi.org/10.1590/2175-35392018042

Bonfim, C. S., Mól, G. D. S., & Pinheiro, B. C. S. (2021). A (In) Visibilidade de Pessoas com Deficiência Visual nas Ciências Exatas e Naturais: Percepções e Perspectivas. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, e0220. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0220

Branco, A. P. S. C., & Almeida, M. A. (2019). Avaliação da satisfação de estudantes público-alvo da educação inclusiva em cursos de pós-graduação de universidades públicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 24, 45-67. https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000100004

Cáceres, M., & Hernandez-Quirama, A. (2020). Universidad y discapacidad:“La estrategia básica es la perseverancia”. Revista colombiana de educación, (79), 419-438. https://doi.org/10.17227/rce.num79-9618

Camargo, F. P. D., & Carvalho, C. P. D. (2019). O direito à educação de alunos com deficiência: a gestão da política de educação inclusiva em escolas municipais segundo os agentes implementadores. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(4), 617-634. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400006

Carvalhaes, F., & Ribeiro, C. A. C. (2019). Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: Desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, 31(1), 195-233. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035

Castro, S. F. D., & Almeida, M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(2), 179-194. https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000200003

Ciantelli, A. P. C., Leite, L. P., & Nuernberg, A. H. (2017). Atuação do psicólogo nos “núcleos de acessibilidade” das universidades federais brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, 21(2), 303-311. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121119

Cunnah, W. (2012). What social model? Disabled students' experience of work-related learning and placements. Sheffield Hallam University (United Kingdom).

Espinosa-Barajas, J. H., Llado-Lárraga, D. M., & Navarro-Leal, M. A. (2021). Propuesta de un modelo de inclusión y equidad educativa universitaria, a partir de experiencias de estudiantes con discapacidad. CienciaUAT, 16(1), 116-135. https://doi.org/10.29059/cienciauat.v16i1.1508

Fernandes, A. C. R., Oliveira, M. C. S. L. D., & Almeida, L. D. S. (2016). Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 483-492. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031024

Fernandes, A. C. R., Oliveira, M. C. S., & Almeida, L. S. (2015). Inclusão no ensino superior: modelos de atuação e contributos dos serviços de apoio em Portugal. Psicologia, Educação e Cultura, 89-105. https://hdl.handle.net/1822/40586

Fernandes, W. L., & Costa, C. S. L. D. (2015). Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(1), 39-56. https://doi.org/10.1590/S1413-65382115000100004

Fiske, S. T. T., & Taylor, S. E. (2020). Social cognition: From brains to culture (4ª ed.). SAGE Publications. http://digital.casalini.it/9781529736304

Gesser, M., Nuernberg, A. H., & Toneli, M. J. F. (2012). A contribuição do modelo social da deficiência à psicologia social. Psicologia & Sociedade, 24(3), 557-566. https://doi.org/10.1590/S0102-71822012000300009

Guerreiro, E. M. B. R., Almeida, M. A., & Silva Filho, J. H. D. (2014). Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 31-60. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000100003

Guimarães, M., Borges, A., & Petten, A. (2021). Trajetórias de alunos com deficiência e as políticas de educação inclusiva: da educação básica ao ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, e0059. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0059

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. (2015). Censo da educação superior 2015: resumo técnico do Censo da Educação Superior 2015 [recurso eletrônico]. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Inep.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. (2020). Censo da educação superior 2020: resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico]. Inep.

Knop, M., & Collares, A. C. M. (2019). A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior. Sociedade e Estado, 34(2), 351-380. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934020001

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União.

Leria, L. D. A., Filgueiras, L. V. L., Silva, F. J. F. D., & Ferreira, L. A. (2018). Enem Acessível: autonomia para a pessoa com deficiência visual total no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(1), 103-120. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000100009

Martínez, M. G. (2016). Accesibilidad al proceso educativo en el entorno universitario. Actualidades Investigativas en Educación, 16(1), 1-17. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v16i1.21920

Mello, A. G. D. (2016). Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10), 3265-3276. https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.07792016

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & The PRISMA Group (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097

Moriña, A., & Carballo, R. (2020). Universidad y educación inclusiva: recomendaciones desde la voz de estudiantes españoles con discapacidad. Educação & Sociedade, 41, e214662. https://doi.org/10.1590/ES.214662

Nieminen, J. H. (2022). Unveiling ableism and disablism in assessment: a critical analysis of disabled students’ experiences of assessment and assessment accommodations. Higher Education, 85(3), 613-636. https://doi.org/10.1007/s10734-022-00857-1

Nunes, S. D. S., & Lomônaco, J. F. B. (2008). Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 119-138. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100009

Ponte, A. S., & da Silva, L. C. (2015). A acessibilidade atitudinal e a percepção das pessoas com e sem deficiência/Attitudinal accessibility and the perception of people with and without disabilities. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 23(2), 261-271. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0501

Shin, Y. J., Ji, E., & Park, S. (2022). Korean College Students’ Attitudes toward Disability and Inclusive Education: Latent Profile Analysis. Current Psychology, 42, 16973-16986. https://doi.org/10.1007/s12144-022-02856-y

Silva, J., & Pimentel, A. (2022). A Inclusão no Ensino Superior: Vivências de Estudantes com Deficiência Visual. Revista Brasileira De Educação Especial, 28, e0012. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0012

Silva, V. C., & Silva, W. S. (2018). Marcadores sociais da diferença: uma perspectiva interseccional sobre ser estudante negro e deficiente no Ensino Superior brasileiro. Revista Educação Especial, 31(62), 569-586. https://doi.org/10.5902/1984686X30948

Techio, E. M., & Lima, M. E. O. (Eds.). (2011). Cultura e Produção das Diferenças: estereótipos e preconceito no Brasil, Espanha e Portugal. TechnoPolitk

Tondin, C. F., Nardon, D. N., & Pieczkowski, T. M. Z. (2016). Relações interpessoais e recursos de adaptação para acadêmicos com deficiência na universidade. Psicologia da Educação, 43(2), 23-33. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160003

Vadillo, R. C. (2016). Discapacidad y educación superior: ¿Una cuestión de derechos o buenas voluntades? Revista de Investigación Educativa, 23, 1-23. https://www.scielo.org.mx/pdf/cpue/n23/1870-5308-cpue-23-00002.pdf

Vendramin, C. (2019). Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. III Simpósio Internacional repensando mitos contemporâneos, 2, 16-25.

Downloads

Publicado

01.01.2023

Como Citar

Silva, J. C. da, Silva, A. M. de S., & Maia, L. M. (2023). Capacitismo no ensino superior sob a perspectiva de estudantes: Revisão sistemática. Psicologia E Saber Social, 12(1), 372–402. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/89204

Edição

Seção

Artigos