Autoimagem e representatividade da pessoa negra nas redes sociais
Keywords:
Autoimagem, Pessoa negra, Identidade racial, Redes sociaisAbstract
Este estudo objetivou analisar como a representatividade nas redes sociais influencia na autoimagem da/o negra/o na sociedade brasileira. Especificamente, pretendeu-se diferenciar os aspectos positivos e negativos na autoimagem dos negros e identificar elementos da representatividade utilizados pelas redes sociais no processo de valorização da identidade racial para os negros. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio digital, com amostragem através da técnica “bola de neve”, em que foram apresentadas questões referentes à autoimagem e representatividade das pessoas negras nas redes sociais, além das questões sociodemográficas. Participaram do estudo 30 pessoas que se autodeclararam negras, com idade entre 18 e 42 anos. A maioria do gênero feminino (60%), com situação financeira similar a média das pessoas do país (73,3%). A análise das questões se deu através da análise de conteúdo, seguindo a organização das perguntas em duas categorias: (a) Autoimagem dos negros: aspectos positivos e negativos (questões 1 e 3) e (b) Representatividade e redes sociais: elementos de valorização da identidade racial (questões 2, 4, 5 e 6). Os resultados mostraram que a representatividade nas redes sociais influencia na autoimagem dos negros de duas formas: positivamente, através da ampliação de referências positivas, em que foi possível identificar novos elementos da autoimagem dos negros, baseados na afirmação da cultura e estética da negritude; e, de maneira negativa, quando perpassada por conteúdos racistas para se referir aos negros. Este trabalho corrobora, com estudos sobre a construção da identidade racial, e pesquisas que investigam a influência das redes sociais na subjetividade das pessoas negras.
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