A representação social do suicídio para estudantes de ciências humanas e exatas
Palavras-chave:
Representações Sociais, Suicídio, Estudantes, Universidade, JuventudeResumo
O suicídio é objeto social controverso, investido afetivamente e cada vez mais discutido no meio acadêmico. O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais de suicídio entre estudantes de ciências humanas e exatas no contexto de uma universidade pública. A pesquisa foi realizada com 100 estudantes de ciências humanas e 100 estudantes de ciências exatas, e para isso utilizou-se a Tarefa de Associação Livre de Palavras (TALP) com hierarquização e justificativa da palavra mais importante. Os dados foram analisados com auxílio dos softwares IRaMuTeQ, através de análise prototípica com classificação hierárquica descendente e Rtemis para análise de correspondências múltiplas, buscando variações em funções do gênero, adesão religiosa e área de estudos. O campo comum do suicídio é composto por depressão, dor, desespero, sofrimento e angústia (hipótese do núcleo central), tristeza, solidão, morte e medo (primeira periferia) e família, sociedade, bullying (zona de contrate). Explicações interindividuais aparecem associadas aos homens, estudantes de exatas e sem religião enquanto explicações intraindividuais estão associadas às mulheres, estudantes de humanas e com religião. A mobilização de explicações multidimensionais convive com ideias culpabilizantes e julgamentos morais, exigindo a ampliação da discussão sobre suicídio na universidade.
Referências
Abric, J.-C. (2003). La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. In J.-C. Abric (Ed.), Méthodes d’étude des représentations sociales (pp. 59–80). Erès.
Almeida, H. M. D. e S., Benedito, M. H. A., & Ferreira, S. B. (2017). Quebrando tabus: Os fatores que levam o suicídio entre universitários. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2. https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.383
Azevedo, A. K. S., Silva, M. V. M. da, & Lima, A. P. da S. (2019). Ideação e tentativa de suicídio em estudantes de psicologia: Uma dor que tem morada na universidade. HOLOS, 6, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6203
Botega, N. J. (2015). Crise Suicida: Avaliação e Manejo (1a edição). Artmed.
Brandt, L. da S. (2021). Os significados e sentidos de universitários acerca do suicídio [Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia), Universidade Federal de São Carlos]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15229
Calile, O. H. B. de O., & Chatelard, D. S. (2021). Representações sociais sobre suicídio. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde No Contexto Social, 9(2), 358–371. https://www.redalyc.org/journal/4979/497969633002/497969633002.pdf
Deschamps, J.-C. (2003). Analyse des correspondances et variations des contenus des représentations sociales. In Méthodes d’étude des représentations sociales (pp. 179–200). Erès.
Doise, W. (2011). Sistemas e metassistemas. In A. M. O. Almeida, M. F. S. Santos, & Z. A. Trindade (Eds.), Teoria das Representações Sociais: 50 anos (pp. 123–158). Technopolitik.
Durkheim, É. (2019). O suicídio (3a edição). WMF Martins Fontes.
Dworkin, R. (2009). Domínio da vida: Aborto, eutanásia e liberdades individuais (J. L. Camargo & S. Vieira, Trans.; 2nd ed.). Martins Fontes.
Gomes, E. R., Iglesias, A., & Constantinidis, T. C. (2019). Revisão integrativa de produções científicas da psicologia sobre comportamento suicida. Revista Psicologia e Saúde, 11(2), 35–53.
Jardim, M. G. L., Castro, T. S., & Ferreira-Rodrigues, C. F. (2021). Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, 25, 645–657. https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405
Kirchner, L. de F., & Queluz, F. N. F. R. (2019). Conhecimento e atitudes de universitários acerca do suicídio: Influências sociodemográficas e acadêmicas. Brazilian Journal of Health Review, 2(4), 3120–3130. https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-077
Lucas, L. S., & Bonomo, M. (2023). Representações sociais de suicídio entre voluntários do Centro de Valorização da Vida // Social representations of suicide among volunteers from Centro de Valorização da Vida. Revista de Psicologia, 14(1), 2. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8740188
Lucas, L. S., Bonomo, M., Flauzino, T. A., Zamborlini, V. V., & Ferreira, B. A. M. (2021). ‘Suicídio?! E Eu com Isso?’: Representações Sociais de Suicídio em Comentários de Usuários do Facebook. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 21(1), 196–216. https://doi.org/10.12957/epp.2021.59380
Meira, S. S., Vilela, A. B. A., Lopes, C. R. S., Alves, J. P., & Pereira, H. B. de B. (2020). Análise cognitiva das representações sociais de profissionais da emergência hospitalar sobre suicídio. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, 16(4), 3–12. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.166424
Moscovici, S. (1976). La psychanalyse, son image et son public. Presses Universitaires de France.
Nascimento, A. M. do, & Muner, L. C. (2021). Suicídio entre os universitários: Uma análise da produção científica dos últimos 10 anos. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, 13(1, jan-jun), Article 1, jan-jun. //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8389
Netto, N. B., Werlang, B., & Rigo, S. C. (2013). Uma Questão de Saúde Pública e um Desafio para a Psicologia Clínica. In C. F. de Psicologia (Ed.), Suicídio e os desafios para a psicologia (pp. 13–42). CFP.
Rigo, S. C. (2013). Perguntas e Respostas. In C. F. de Psicologia (Ed.), Suicídio e os desafios para a psicologia (pp. 125–138). CFP.
Sahão, F. T., & Kienen, N. (2021). Adaptação e saúde mental do estudante universitário: Revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 25, e224238. https://doi.org/10.1590/2175-35392021224238
Santos, D. B. R. (2009). Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa [Tese (Doutorado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11778
Santos, M. de F. de S. (2005). A teoria das representações sociais. In M. de F. de S. Santos & L. M. de Almeida (Eds.), Diálogos com a teoria das representações sociais (pp. 13–38). Editora Universitária UFPE.
Silva, A. S. P., & Marsico, G. (2022). A cultura acadêmica do sofrimento: Será que isso existe? Estudos de Psicologia (Campinas), 39. https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e200183
Sousa, Y. S. O. (2021). O uso do software IRAMUTEQ: Fundamentos de lexicometria para pesquisas qualitativas. Estudos e Pesquisas Em Psicologia, 21(4), 1541–1560.
Vieira, K. F. L., & Coutinho, M. da P. de L. (2008). Representações sociais da depressão e do suicídio elaboradas por estudantes de psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 28, 714–727. https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000400005
Wachelke, J., Calixto, R. S., Pereira, J. B. B., & Dornelas, P. M. (2019). Tabela de proporções condicionais: Auxílio para interpretação da análise de correspondências múltiplas (ACM) em pesquisas psicológicas. Interação em Psicologia, 23(3), Article 3. https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.61306
Wachelke, J., & Wolter, R. (2011). Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 521–526. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400017
Wachelke, J., Wolter, R., & Rodrigues Matos, F. (2016). Efeito do tamanho da amostra na análise de evocações para representações sociais. Liberabit, 22(2), 153–160. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1729-48272016000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=pt
Werlang, B. (2013). Perguntas e Respostas. In C. F. de Psicologia (Ed.), Suicídio e os desafios para a psicologia (pp. 144–152). CFP.
WHO. (2021). Suicide worldwide in 2019: Global health estimates (p. 35). World Health Organization.
Wilhelm, F. A., Dutra-Thomé, L., & Tolfo, S. da R. (2023). Transição para a vida adulta de jovens universitários indígenas: Percepções sobre o processo de adaptação acadêmica em uma universidade pública no extremo norte do país. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, 16(2, jul-dez), Article 2, jul-dez. //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/12586
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o texto é inédito e foi submetido exclusivamente a essa Revista para fins de publicação. Ressalto que foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos em lei.
Declaro concordar com a cessão dos direitos autorais do artigo à Revista Psicologia e Saber Social, estando vedada sua reprodução, total ou parcial, em meio impresso, magnético ou eletrônico, sem autorização prévia por escrito do Editor Científico da Revista.