Meninos brincam de boneca? Normas sociais e papéis de gênero na legitimação da discriminação
Palavras-chave:
Norma Social, Papéis de gênero, Sexismo ambivalente, Concepções de masculinidadeResumo
O presente estudo investigou a interseção entre a contranormatividade dos papéis de gênero, crenças conservadoras e o sexismo ambivalente. Uma pesquisa presencial foi conduzida com 303 participantes universitários, distribuídos igualmente entre os gêneros masculino (50,1%) e feminino (49,9%). Os participantes foram submetidos a um cenário experimental 2x2, no qual um pai adquiria uma boneca ou um carrinho para seu filho ou filha, seguido por questionários sobre suas percepções da situação. Foram coletados dados do Inventário do Sexismo Ambivalente e da Escala de Concepções de Masculinidade (ECM) para investigar a influência dos índices dos participantes na percepção do cenário experimental. Análises univariadas e de regressão, além do protocolo PROCESS para testar modelos de moderação mediada e mediação simples, foram realizados utilizando o software SPSS. Os resultados indicaram que a percepção dos cenários variou conforme sua contranormatividade, e revelaram uma correlação positiva entre as crenças de masculinidade e o preconceito sexista. O fator de restrição emocional da ECM explicou a percepção negativa dos cenários onde a menina brincava com um carrinho e o menino com uma boneca (β = .48; p< .001). O modelo de mediação simples demonstrou um efeito indireto significativo desse fator na percepção dos participantes (β= 0.48, 95% IC [0.39, 0.57], t= 10.51, p< .001). Esses achados destacam a importância do letramento de gênero e a necessidade contínua de desconstruir os papéis de gênero restritivos impostos aos meninos e homens, em meio a uma resistência persistente na sociedade.
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