“Bebe enquanto eu vou contando”
Representações sociais das mulheres e relacionamentos afetivos no sertanejo universitário
Palavras-chave:
Representação Social, Música, MulheresResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as representações sociais sobre a mulher e as relações afetivas nas músicas do Sertanejo Universitário. As representações sociais são aqui consideradas como teorias do senso comum por meio das quais o mundo é interpretado. O corpus da pesquisa foi constituído por letras de músicas sertanejas lançadas entre os anos 2000 e 2018 que falam sobre mulher e falam sobre relações afetivas. Os dados foram analisados com a ajuda do software Iramuteq. Na condição de músicas cantadas por mulheres, os resultados mostram a existência de quatro classes, denominadas: “abandono e traição”, “festas e bebidas”, “rompimento, rancor e vingança” e “desejo de superação”. Na condição de músicas cantadas por homens, os resultados mostram a existência de cinco classes, denominadas: “orgulho e ausência”, “desejo de vingança”, “amor e ilusão” e “desejo de superação” e “presente versus passado”. A análise dos dados aponta para uma representação social das relações afetivas que seriam, majoritariamente, conflituosas, marcadas por traições e abandono. Os dados são discutidos a partir da contradição da imagem de mulher empoderada passada pelas cantoras desse gênero musical e da mulher que sofre desesperadamente por amor e tem sede de vingança por elas cantadas.
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