Estudante Negro na Universidade Pública

O papel do Contexto Familiar na Construção da Carreira

Autores

  • Caio Gracco Lima Ancillotti
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva

Palavras-chave:

Racismo, desenvolvimento profissional, Família, Estudantes universitários

Resumo

A família é um reconhecido meio de suporte à carreira. Considerando os impactos históricos do racismo na sociedade brasileira, esse estudo objetivou analisar a influência do contexto familiar na construção da carreira de universitários negros de uma Instituição de Ensino Superior pública localizada na região sudeste do Brasil. Adotando como referencial a Teoria de Construção da Carreira, 27 graduandos autodeclarados negros foram entrevistados e suas respostas submetidas a uma Análise de Conteúdo Temático-Categorial, cuja análise apontou a existência de dois temas “A Carreira dos Familiares” e “A Carreira dos Universitários Negros”, que englobaram, ao total, oito categorias. Os resultados indicaram que a carreira dos familiares, marcada por limitações educacionais e profissionais, influenciou as condições socioeconômicas destes e dos universitários negros, ocasionando, consequentemente, impactos na adaptabilidade de carreira dos estudantes, que adotaram, então, estratégias de manejo ao contexto envolvendo a antecipação da entrada no mercado de trabalho e a escolha de cursos de graduação que contemplassem seus interesses, mas que apresentassem menor concorrência. Identificou-se, ainda, que o acesso ao Ensino Superior foi compreendido como uma possibilidade de ascensão social e de transformação da realidade, tanto para a família quanto para os universitários.

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Publicado

01.07.2022

Como Citar

Ancillotti, C. G. L., & Silva, P. de O. M. da. (2022). Estudante Negro na Universidade Pública: O papel do Contexto Familiar na Construção da Carreira. Psicologia E Saber Social, 11(2), 213–238. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/88275

Edição

Seção

Artigos