Práticas científicas e representações sociais antecipatórias

O caso da edição genética do embrião humano

Autor/innen

  • Maria de Fátima de Souza Santos
  • Cynthia Rocha de Souza
  • Renata Lira dos Santos Aléssio

Schlagworte:

Inovação científica, Ancoragem, Futuro, Biotecnologia, CRISPR

Abstract

A edição genética de embriões humanos é um objeto social controverso que tem sido objeto de discussões em diversas esferas do conhecimento. Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais e posicionamentos acerca da edição genética do embrião humano entre pesquisadores(as) em artigos de opinião e editorial em revistas científicas. Foram analisados com ajuda do software IRAMUTEQ, 141 artigos de reflexão teórica e de opinião, editoriais e debates de cientistas, publicados nas plataformas Web of Science (WoS) e PubMed, entre 2015 e 2021. Sete contextos lexicais se organizam em dois eixos principais: o primeiro (dimensão técnica) contém apenas uma classe e o segundo (dimensão social) é estruturado pelas demais. As principais dimensões temáticas que emergiram na discussão sobre a edição do embrião humano foram saúde, família e projetos de parentalidade, além dos meios para o avanço do conhecimento científico. Foi possível perceber que o passado e a antecipação orientaram os posicionamentos dos cientistas sobre a edição do embrião humano, com posição favorável para a saúde e a possibilidade de permitir experiência de parentalidade e, desfavorável quanto à outras possibilidades de usos sem a devida regulação em função dos riscos. Ao novo é atribuído sentido a partir de acontecimentos passados, mas também a partir de uma antecipação do que pode vir a ser - projetos de futuro e representações antecipatórias.

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Veröffentlicht

2022-07-01

Zitationsvorschlag

Santos, M. de F. de S., Souza, C. R. de, & Aléssio, R. L. dos S. (2022). Práticas científicas e representações sociais antecipatórias: O caso da edição genética do embrião humano. Psicologia E Saber Social, 11(2), 183–212. Abgerufen von https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/88274

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