O autocontrole como mediador na relação entre tempo de uso das redes sociais e sintomas de TDAH
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Autocontrole, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Uso de Redes SociaisAbstract
Devido ao avanço desenfreado de novos dispositivos tecnológicos, a sociedade atual vem enfrentando desafios inéditos, dentre eles diversos impactos psíquicos emergentes. Estudos apontam que, atrelado ao uso indiscriminado de mídias digitais, o aumento da sintomatologia do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se apresenta de forma proeminente nos usuários. Com o intuito de responder a uma lacuna da literatura, o presente artigo tem por objetivo analisar como o tempo de uso da mídia está correlacionado a comportamentos do tipo TDAH e até que ponto o autocontrole dos participantes medeia essa relação. Com uma amostra de N = 659 participantes, média de idade 26 anos (DP = 0,45; EP = 0,01), sendo 70,7% mulheres cisgênero. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autorrelato de TDAH para Adultos, o Questionário de Hábitos de Mídia e a Escala de Autocontrole. Foi possível identificar correlações significativas entre as três variáveis: pessoas com maior tempo de uso de redes sociais apresentam maiores sintomas de TDAH (r = 0,211; p < 0,001), indivíduos com baixo autocontrole apresentarão maior tempo de uso de redes sociais (r = - 0,306; p < 0,001) e maiores sintomas de TDAH (r = - 0,459; p < 0,001). O autocontrole atua como mediador nessa relação (λ = 0,071, IC 95% = 0,063/0,127, p < 0,001). O presente estudo promove informações importantes acerca de fatores vinculados ao desenvolvimento de sintomas de TDAH, além de reforçar a literatura vigente e trazer dados singulares envolvendo uma amostra brasileira.
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