O autocontrole como mediador na relação entre tempo de uso das redes sociais e sintomas de TDAH
Keywords:
Autocontrole, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, Uso de Redes SociaisAbstract
Devido ao avanço desenfreado de novos dispositivos tecnológicos, a sociedade atual vem enfrentando desafios inéditos, dentre eles diversos impactos psíquicos emergentes. Estudos apontam que, atrelado ao uso indiscriminado de mídias digitais, o aumento da sintomatologia do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se apresenta de forma proeminente nos usuários. Com o intuito de responder a uma lacuna da literatura, o presente artigo tem por objetivo analisar como o tempo de uso da mídia está correlacionado a comportamentos do tipo TDAH e até que ponto o autocontrole dos participantes medeia essa relação. Com uma amostra de N = 659 participantes, média de idade 26 anos (DP = 0,45; EP = 0,01), sendo 70,7% mulheres cisgênero. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autorrelato de TDAH para Adultos, o Questionário de Hábitos de Mídia e a Escala de Autocontrole. Foi possível identificar correlações significativas entre as três variáveis: pessoas com maior tempo de uso de redes sociais apresentam maiores sintomas de TDAH (r = 0,211; p < 0,001), indivíduos com baixo autocontrole apresentarão maior tempo de uso de redes sociais (r = - 0,306; p < 0,001) e maiores sintomas de TDAH (r = - 0,459; p < 0,001). O autocontrole atua como mediador nessa relação (λ = 0,071, IC 95% = 0,063/0,127, p < 0,001). O presente estudo promove informações importantes acerca de fatores vinculados ao desenvolvimento de sintomas de TDAH, além de reforçar a literatura vigente e trazer dados singulares envolvendo uma amostra brasileira.
References
American Psychiatric Association. (2023). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR (5 ed.,). Artmed.
Anderson, C. A., Suzuki, K., Swing, E. L., Groves, C. L., Gentile, D. A., Prot, S., Lam, C. P., Sakamoto, A., Horiuchi, Y., Krahé, B., Jelic, M., Liuqing, W., Toma, R., Warburton, W. A., Zhang, X.-M., Tajima, S., Qing, F., & Petrescu, P. (2017). Media Violence and Other Aggression Risk Factors in Seven Nations. Personality and Social Psychology Bulletin, 43(7), 986-998. https://doi.org/10.1177/0146167217703064
Arness, D. C., & Ollis, T. (2022). “A Mixed-Methods Study of Problematic Social Media Use, Attention Dysregulation, and Social Media Use Motives.” Current Psychology, 42, 24379-24398. https://doi.org/10.1007/s12144-022-03472-6
Boer, M., Stevens, G., Finkenauer, C., & van den Eijnden, R. (2021). The Course of Problematic Social Media Use in Young Adolescents: A Latent Class Growth Analysis. Child Development, 93(2). https://doi.org/10.1111/cdev.13712
Dixon, S. J. (2024, 10 de abril) Daily time spent on social networking by internet users worldwide from 2012 to 2024. Statista. https://www.statista.com/statistics/433871/daily-social-media-usage-worldwide/
Faul, F., Erdfelder, E., Buchner, A., & Lang, A. G. (2009). Statistical power analyses using G*Power 3.1: tests for correlation and regression analyses. Behavior research methods, 41(4), 1149-1160. https://doi.org/10.3758/BRM.41.4.1149
Field, A. (2020). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Artmed.
Guttmann, A. (2023, 18 de dezembro) Media usage worldwide: statistics & facts. Statista. https://www.statista.com/topics/11059/media-usage-worldwide/#topicOverview
Koessmeier, C., & O. B. Büttner. (2021). Why Are We Distracted by Social Media? Distraction Situations and Strategies, Reasons for Distraction, and Individual Differences. Frontiers in Psychology, 12, 1-12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.711416
Lubke, G. H., Hudziak, J. J., Derks, E. M., van Bijsterveldt, T. C. E. M., & Boomsma, D. I. (2009). Maternal Ratings of Attention Problems in ADHD: Evidence for the Existence of a Continuum. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 48(11), 1085-1093. http://doi.org/10.1097/chi.0b013e3181ba3dbb
Menendez-García, A., Jiménez-Arroyo, A., Rodrigo-Yanguas, M., Marin-Vila, M., Sánchez-Sánchez, F., Roman-Riechmann, E., & Blasco-Fontecilla, H. (2020). Adicción a Internet, videojuegos y teléfonos móviles en niños y adolescentes: un estudio de casos y controles. Adicciones, 34(3). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8532014
Nikkelen, S. W. C., Valkenburg, P. M., Huizinga, M., & Bushman, B. J. (2014). Media use and ADHD-related behaviors in children and adolescents: A meta-analysis. Developmental Psychology, 50(9), 2228-2241. http://doi.org/10.1037/a0037318
Sciutto, M. J., & Eisenberg, M. (2007). Evaluating the Evidence for and Against the Overdiagnosis of ADHD. Journal of Attention Disorders, 11(2), 106-113. http://doi.org/10.1177/1087054707300094
Spencer, T. J., Adler, L. A., Meihua Qiao, Saylor, K. E., Brown, T. E., Holdnack, J. A., Schuh, K. J., Trzepacz, P. T., & Kelsey, D. K. (2009). Validation of the Adult ADHD Investigator Symptom Rating Scale (AISRS). Journal of Attention Disorders, 14(1), 57-68. http://doi.org/10.1177/1087054709347435
Willems, Y. E., Dolan, C. V., van Beijsterveldt, C. E. M., de Zeeuw, E. L., Boomsma, D. I., Bartels, M., & Finkenauer, C. (2018). Genetic and Environmental Influences on Self-Control: Assessing Self-Control with the ASEBA Self-Control Scale. Behavior Genetics, 48(2), 135-146. http://doi.org/10.1007/s10519-018-9887-1
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that the text has not been published and was submitted exclusively to that Journal for publication. I stress that all the ethical procedures demanded in law were respected.
I declare to agree with the cession of the author rights of the article to the journal Psychology and Social Knowing, with its total or partial reproduction in print, magnetic or electronic means being forbidden, without previous written authorization by the Scientific Editor of the Journal.