Masculinidades no Contexto da Socioeducação

Apontamentos para Intervenções

Autor/innen

  • Amanda Maciel Calado
  • Henrique Figueiredo Carneiro

Schlagworte:

Masculinidades, Ato infracional, Socioeducação, Medidas socioeducativas, Genero

Abstract

Um cenário discrepante de gênero apresenta-se na autoria de atos infracionais, em que adolescentes do sexo masculino são maioria expressiva no cumprimento de medidas socioeducativas. Neste sentido, este artigo aborda discussões teóricas sobre as masculinidades no contexto da socioeducação. Reflete sobre a problematização das masculinidades como estratégia de intervenção da socioeducação e as implicações para a efetivação das medidas socioeducativas em meio aberto. A partir de uma revisão bibliográfica, metodologicamente orientada, foram realizados diálogos entre autores como Freud (1933), Lacan (1957, 1964, 1969), Ambra (2013), Ceccarelli (1997), Connell (1995), Raniere (2014), Rizzini (2019), entre outros. A socioeducação aparece como um campo tensionado, em que, por vezes, a perspectiva punitivista sobrepõe-se ao cuidado/proteção e materializam-se práticas institucionais com foco exclusivo no indivíduo, desconsiderando aspectos históricos, sociais e políticos. Dado o impacto das masculinidades na constituição subjetiva e nas trajetórias infracionais de adolescentes em conflito com a lei, estas figuram como aspecto fundamental para integrar as intervenções realizadas no âmbito da socioeducação.

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Veröffentlicht

2022-07-01

Zitationsvorschlag

Calado, A. M., & Carneiro, H. F. (2022). Masculinidades no Contexto da Socioeducação: Apontamentos para Intervenções. Psicologia E Saber Social, 11(2), 30–61. Abgerufen von https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/88266

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