Teoria Funcionalista dos Valores Humanos

Testando suas principais hipóteses em adolescentes

Autores

  • Gleyde Raiane de Araújo
  • Paulo Gregório Nascimento da Silva
  • Gustavo Oliveira de Araujo
  • Laís Renata Lopes da Cunha
  • Laurany Barbosa Santos
  • Emerson Diógenes de Medeiros

Palavras-chave:

Valores Sociais, Conteúdo, Estrutura, Funções, Adolescentes

Resumo

Os valores humanos são compreendidos como categorias de orientação que servem como princípios que guiam e orientam as ações, sendo um importante preditor dos comportamentos. Nesse âmbito, emerge a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos que concebe os valores como princípios-guia das ações, transcendendo objetos ou situações específicas. A presente pesquisa, objetivou verificar a adequação das duas principais hipóteses teóricas (conteúdo e estrutura da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos). Participaram 417 adolescentes das cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará, Ceará (Midade = 16,10, DP = 0,75; variando de 12 a 17 anos). Esses eram em maioria meninas (53,8%), que responderam ao Questionário de Valores Básicos Infantil e questões sociodemográficas. Os resultados demonstram adequação da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, sendo corroborada a hipótese de conteúdo, sugerindo que o modelo hexafatorial é mais adequado quando comparado com alternativos (uni, bi, tri e pentafatorial). A hipótese de estrutura indicou que os valores são representados em um espaço 3 (tipo de orientação: pessoal, central e social) x 2 (tipo de motivador: materialista ou humanitário). Concluiu-se que a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos foi adequada no contexto estudado, podendo ser considerada na compreensão dos valores humanos e seus correlatos, em amostras de adolescentes.

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Publicado

01.01.2022

Como Citar

Araújo, G. R. de, Silva, P. G. N. da, Araujo, G. O. de, Cunha, L. R. L. da, Santos, L. B., & Medeiros, E. D. de. (2022). Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Testando suas principais hipóteses em adolescentes. Psicologia E Saber Social, 11(1), 428–454. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/87122

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Artigos