Teoria Funcionalista dos Valores Humanos
Testando suas principais hipóteses em adolescentes
Palavras-chave:
Valores Sociais, Conteúdo, Estrutura, Funções, AdolescentesResumo
Os valores humanos são compreendidos como categorias de orientação que servem como princípios que guiam e orientam as ações, sendo um importante preditor dos comportamentos. Nesse âmbito, emerge a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos que concebe os valores como princípios-guia das ações, transcendendo objetos ou situações específicas. A presente pesquisa, objetivou verificar a adequação das duas principais hipóteses teóricas (conteúdo e estrutura da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos). Participaram 417 adolescentes das cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará, Ceará (Midade = 16,10, DP = 0,75; variando de 12 a 17 anos). Esses eram em maioria meninas (53,8%), que responderam ao Questionário de Valores Básicos Infantil e questões sociodemográficas. Os resultados demonstram adequação da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, sendo corroborada a hipótese de conteúdo, sugerindo que o modelo hexafatorial é mais adequado quando comparado com alternativos (uni, bi, tri e pentafatorial). A hipótese de estrutura indicou que os valores são representados em um espaço 3 (tipo de orientação: pessoal, central e social) x 2 (tipo de motivador: materialista ou humanitário). Concluiu-se que a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos foi adequada no contexto estudado, podendo ser considerada na compreensão dos valores humanos e seus correlatos, em amostras de adolescentes.
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