Teoria Funcionalista dos Valores Humanos
Testando suas principais hipóteses em adolescentes
Keywords:
Valores Sociais, Conteúdo, Estrutura, Funções, AdolescentesAbstract
Os valores humanos são compreendidos como categorias de orientação que servem como princípios que guiam e orientam as ações, sendo um importante preditor dos comportamentos. Nesse âmbito, emerge a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos que concebe os valores como princípios-guia das ações, transcendendo objetos ou situações específicas. A presente pesquisa, objetivou verificar a adequação das duas principais hipóteses teóricas (conteúdo e estrutura da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos). Participaram 417 adolescentes das cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará, Ceará (Midade = 16,10, DP = 0,75; variando de 12 a 17 anos). Esses eram em maioria meninas (53,8%), que responderam ao Questionário de Valores Básicos Infantil e questões sociodemográficas. Os resultados demonstram adequação da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, sendo corroborada a hipótese de conteúdo, sugerindo que o modelo hexafatorial é mais adequado quando comparado com alternativos (uni, bi, tri e pentafatorial). A hipótese de estrutura indicou que os valores são representados em um espaço 3 (tipo de orientação: pessoal, central e social) x 2 (tipo de motivador: materialista ou humanitário). Concluiu-se que a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos foi adequada no contexto estudado, podendo ser considerada na compreensão dos valores humanos e seus correlatos, em amostras de adolescentes.
References
Araújo, R. C. R., Bobowik, M., Vilar, R., Liu, J. H., Zuñiga, H. G., Kus-Harbord, L., Lebedeva, N., & Gouveia, V. V. (2020). Human values and ideological beliefs as predictors of attitudes toward immigrants across 20 countries: The country‐level moderating role of threat. European Journal of Social Psychology, 50(3), 485-720. https://doi.org/10.1002/ejsp.2635
Braithwaite, V. A., Makkai, T., & Pittelkow, Y. (1996). Inglehart’s materialism-postmaterialism concept: Clarifying the dimensionality debate through Rokeach’s model of social values. Journal of Applied Social Psychology, 26(17), 1536-1555. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1996.tb00085.x
Carvalho, F. M. S. B., Pereira, L. B., Silva, T. C., & Couto, R. N. (2021). Como os valores humanos influenciam no crescimento pós-traumático em pessoas divorciadas? Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(2), 20. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.613
Coelho, G. L. H., Fonsêca, P. N., & Vilar, R. (2023). How can human values influence work engagement among teachers? an exploratory study. Trends in Psychology. https://doi.org/10.1007/s43076-023-00258-y
Coelho, G. L. H., Haniel, P. H. P., Villar, R., Monteiro, R. P. M., Cardoso, F. J. V., & Gouveia, V. V. (2021). Who prioritizes the economy over health? The role of political orientation and human values. Personality and Individual Differences, 179, 110890. https://doi.org/10.1016/j.paid.2021.110890
Couto, R. N., Fonseca, P. N., Guerra, V. M., & Gouveia, V. V. (2021). Crescimento pós-traumático após divórcio: Contribuição dos valores para além das variáveis demográficas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37, e375147. https://doi.org/10.1590/0102.3772e375147
Couto, R. N., Fonsêca, P. N., Medeiros, E. D., & Silva, P. G. N. (2021). Personality, Values, and Character Strengths: Contributions to Positive Changes in Bereavement. Trends in Psychology, 29, 490-504. https://doi.org/10.1007/s43076-021-00079-x
Couto, R. N., Silva, L. N. C., Nascimento, R. C., Sousa, M. C. S., Nascimento, D. D. S., Silva, P. G. N., & Medeiros, E. D. (2021). A contribuição dos valores humanos na explicação de sintomas depressivos na adolescência. Revista de Psicologia da IMED, 13(1), 1-17. https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.3976
Estramiana, J. L. A., Pereira, C. R., Monter, M. R., & Zlobina, A. (2023). Valores humanos. In A. R. R. Torres, M. E. O. Lima, E. M. Techio, & L. Camino (Orgs.), Psicologia Social: Temas e teorias (3ª ed., pp. 225-254). Blucher.
Fonsêca, P. N., Lopes, B. J., Palitot, R. M., Estanislau, A. M., Couto, R. N., & Coelho, G. L. H. (2016). Engajamento escolar: explicação a partir dos valores humanos. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 611-620. https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031061
Godoy, P. B. G., & Oliveira-Monteiro, N. R. (2015). Estudo sobre valores em adolescentes. Psico, 46(3), 400-408. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.19426
Gouveia V. V. (2019). Human Values: Contributions from a Functional Perspective. In S. Koller (Ed.), Psychology in Brazil. Springer, Cham.
Gouveia, V. V. (2003). A natureza motivacional dos valores humanos: evidências acerca de uma nova tipologia. Estudos de Psicologia (Natal), 8(3), 431-443. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26180310
Gouveia, V. V. (2013). Teoria funcionalista dos valores humanos: fundamentos, aplicações e perspectivas. Casa do Psicólogo.
Gouveia, V. V. (2016). Introdução à teoria funcionalista dos valores. In V. V. Gouveia (Ed.), Teoria funcionalista dos valores humanos: áreas de estudo e aplicações (pp. 13-28). Vetor editora.
Gouveia, V. V., Fonseca, P. N., Kamble, S. V., Monteiro, R. P., Freitas, N. B. C., Moizéis, H. B. C., Medeiros, P. V. (2020). Valores Humanos: Formação, Mudanças e Funções. In P. N. Fonseca, S. C. Maciel, & V. V. Gouveia (Ed.), Psicologia Social: Aspectos teóricos, metodológicos e práticos (pp. 13-28). Editora UFPB.
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Funtional theory of human values: Testing in content and structure hypoteses. Personality and Individuals Differernces, 60, 41-47. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.12.012
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Fonsêca, P. N., & Vlar, R. (2022). Valores humanos: Contribuições e perspectivas teóricas. In C. V. Torres, & E. R. Neiva (Orgs.), A psicologia social: Principais temas e vertentes (2ª ed., pp. 296-313). ArtMed.
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Soares, A. K. S., Andrade, P. R., & Leite, I. L. (2011). Conhecendo os valores na infância: evidências psicométricas de una medida. Psico, 42(1), 106-115. https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/7487
Hair, J. F., Babin, J. B., Anderson, R. E., & Black, W. C. (2019). Multivariate data analysis (8ª ed.). Cengage
Hofstede, G. (1984). The cultural relativity of the quality of life concept. Academy of Management Review, 9(3), 389-398. http://dx.doi.org/10.5465/AMR.1984.4279653
Inglehart, R. (1977). The silent revolution: Changing values and political styles among Western publics. Princeton University Press.
Kluckhohn, C. (1951). Values and value orientations in the theory of action. In T. Parsons, & E. Shils (Eds.), Toward a general theory of action (pp. 388-433). Harvard University Press.
Marôco, J. (2021). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações (2ª Ed.). Report Number.
Marques, C., Silva, A. D., Taveira, M. do C., & Gouveia, V. (2017). Teoria Funcional dos Valores: Resultados de uma Análise Fatorial Confirmatória com Jovens Portugueses. Revista Interamericana de Psicologia, 50(3). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v50i3.111
Marques, C., Taveira, M. C., Nayal, Silva, A. D., & Gouveia, V. V. (2020). Life values among Lebanese and Portuguese college students: a cross-cultural comparison. Journal of International Students, 10(1), 159-180. https://doi.org/10.32674/jis.v10i1.760
Maslow, A. H. (1954). Motivation and personality. Harper and Row.
Medeiros, E. D., Sá, E. C. N., Monteiro, R. P., Santos, W. S., & Gusmão, E. E. S. (2017). Valores humanos, comportamentos antissociais e delitivos: evidências de um modelo explicativo. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 12(1), 147-163. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000100011&lng=pt&tlng=pt
Medeiros, E. D., Silva, P. G., Medeiros, P. C., Fonseca, P. N., & Gouveia, V. V. (2022). Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Adequação no interior do nordeste brasileiro. Psicologia, Educação e Cultura, 26(1), 24-37. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/40376
Mohamed, Elebrashi, & Saadb, (2019). A test of the Functional Theory of Human Values in Egypt. The Social Science Journal, 56(1), 118-126. https://doi.org/10.1016/j.soscij.2018.11.001
Monteiro, R. P., Medeiros, E. D., Pimentel, C. E., Gouveia, R. V., & Gouveia, V. V. (2020). Valores sociais atenuam sintomas depressivos em vítimas de bullying. Psico, 51(1), 1-9. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.29342
Monteiro, R. P., Medeiros, E. D., Pimentel, C. E., Soares, A. K. S., Medeiros, H. A., & Gouveia, V. V. (2017). Valores humanos e bullying: idade e sexo moderam essa relação? Temas em Psicologia (Ribeirão Petro), 25(3), 1317-1328. https://doi.org/10.9788/TP2017.3-18Pt
Pasquali, L. (2016). TEP - Técnicas de Exame Psicológico: os fundamentos (2ª ed.). Vetor editora.
Rokeach, M. (1973). The nature of human values. Free Press.
Sagiv, L., & Schwartz, S. H. (2022). Personal Values Across Cultures. The Annual Review of Psychology, 73, 517-546. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-020821-125100
Schwartz, S. H. (1992). Universal in the content and structure of values: theoritical advances and empirical tests in 20 countries. In M. P. Zanna (Org.), Advanced in Experimental Social Psychology (pp. 1-65). Academic Press.
Schwartz, S. H. (2006). Há aspectos universais na estrutura e no conteúdo dos valores humanos? In M. Ros, & V. V. Gouveia (Orgs.), Psicologia social dos valores humanos: Desenvolvimentos teóricos, metodológicos e aplicados (pp. 55-85). Senac.
Schwartz, S. H. (2012). An overview of the Schwartz theory of basic values. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1), 1-20. https://doi.org/10.9707/2307-0919.1116
Schwartz, S. H., Verkasalo, M., Antonovsky, A., & Sagiv, L. (1997). Value priorities and social desirability: Much substance, some style. British Journal of Social Psychology, 36(1), 3-18. https://doi.org/10.1111/j.2044-8309.1997.tb01115.x
Silva, L. S. D., & Pinheiro, W. D. C. (2020). Educação e valores humanos: Uma apreciação dos estudos produzidos no brasil nos anos 2013 a 2018. Educação em Revista, 36, e234587. https://doi.org/10.1590/0102-4698234587
Silva, P. G. N., Medeiros, E. D., Gonçalves, M. P., & Gouveia, V. V. (2022). Teoria funcionalista dos valores humanos: testando sua adequação no interior de Pernambuco. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 38, e38546. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38546
Smallenbroek, O., Stanciu, A., Arant, R., & Boehnke, K. (2023). Are values stable throughout adulthood? Evidence from two German long-term panel studies. PloS one, 18(11), e0289487. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0289487
Soares, A. K. S., Cavalcanti, T. M., Freire, S. E. A., Rezende, T. A., Ribeiro, M. G. C., & Gouveia, V. V. (2020). “Faça o que eu digo, não o que eu faço?” um estudo sobre a transmissão valorativa entre pais e filhos. Revista Colombiana de Psicología, 29(1), 29-44. https://doi.org/10.15446/.v29n1.72405
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2019). Using Multivariate Statistics (7ª ed.). Pearson.
Vecchione, M., Schwartz, S., Davidov, E., Cieciuch, J., Alessandri, G., & Marsicano, G. (2019). Stability and change of basic personal values in early adolescence: a 2‐year longitudinal study. Journal of Personality, 88(3), 447-463. http://dx.doi.org/10.1111/jopy.12502
Wachelke, J. (2018). Relações entre prioridades de valores de adolescentes e posições sociais de renda e escolaridade. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 913-927. https://doi.org/https://doi.org/10.11600/1692715x.16218
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that the text has not been published and was submitted exclusively to that Journal for publication. I stress that all the ethical procedures demanded in law were respected.
I declare to agree with the cession of the author rights of the article to the journal Psychology and Social Knowing, with its total or partial reproduction in print, magnetic or electronic means being forbidden, without previous written authorization by the Scientific Editor of the Journal.