Por trás dos ataques em escolas no Brasil
culpabilização de jogos violentos e justificação do sistema
Palavras-chave:
Ataques Escolares, Jogos de Videogame, Justificação do Sistema, Atribuição de CausalidadesResumo
Nos últimos anos, o Brasil, historicamente não associado a ataques escolares, viu um aumento preocupante desses eventos. Este cenário intensificou o debate sobre o papel dos jogos violentos de videogame na formação do comportamento agressivo e na perpetuação da violência entre os jovens. Muitos culpam os videogames por esses ataques, embora a comunidade científica ainda não tenha chegado a um consenso sobre essa relação. Atribuir a causa dos ataques aos jogos violentos pode desviar a atenção de questões macrossociais, como o acesso às armas e ideologias extremistas, e ser uma forma de justificar o sistema. Assim, este estudo teve como objetivo investigar se a justificação do sistema prediz a atribuição da causa dos ataques em escolas a jogos violentos. A amostra incluiu 110 participantes entre 18 e 77 anos (M = 30,8; DP = 9,8). Os resultados revelaram que a justificação do sistema prediz significativamente a atribuição da causa dos ataques a jogos violentos. Esses achados indicam que quanto maior é a propensão dos participantes para justificar o sistema, mais forte a crença de que jogos violentos são responsáveis pelos ataques. Culpar os jogos violentos pode refletir uma necessidade psicológica de manter uma visão de mundo onde o sistema é justo, atribuindo falhas a fatores individuais ou psicológicos. Isso desvia a atenção de questões mais complexas e sistêmicas, como o acesso às armas de fogo ou a influência de ideologias extremistas.
Referências
Anderson, C. A., & Dill, K. E. (2000). Video games and aggressive thoughts, feelings, and behavior in the laboratory and in life. Journal of Personality and Social Psychology, 78(4), 772-790. https://doi.org/10.1037/0022-3514.78.4.772
Anderson, C., Gentile, D. A., & Buckley, K. E. (2007). Violent video game effects on children and adolescents: Theory, research, and public policy. Oxford University Press.
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. (2018). Psicologia Social. LTC.
Bandura, A. (1969). Social-learning theory of identificatory processes. In D. A. Goslin (Ed.), Handbook of socialization theory and research, (pp. 213-262). Rand McNally & Company.
Bartholow, B. D., Sestir, M. A., & Davis, E. B. (2005). Correlates and Consequences of Exposure to Video Game Violence: Hostile Personality, Empathy, and Aggressive Behavior. Personality and Social Psychology Bulletin, 31(11), 1573-1586. https://doi.org/10.1177/0146167205277205
Bean, A. M., Nielsen, R. K. L., Van Rooij, A. J., & Ferguson, C. J. (2017). Video game addiction: The push to pathologize video games. Professional Psychology: Research and Practice, 48(5), 378-389. https://doi.org/10.1037/pro0000150
Bondü, R., & Beier, S. (2015). Two of a Kind? Differences and Similarities of Attacks in Schools and in Institutes of Higher Education. Journal of Interpersonal Violence, 30(2), 253-271. https://doi.org/10.1177/0886260514533156
CNN Brasil. (2023, 27 de março). Brasil teve ao menos 16 ataques em escolas nos últimos 20 anos; relembre casos. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-teve-ao-menos-16-ataques-em-escolas-nos-ultimos-20-anos-relembre-casos/
Fantástico. (2022, 17 de janeiro). Grupos neonazistas crescem 270% no Brasil em 3 anos; estudiosos temem que presença online transborde para ataques violentos. G1. https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/01/16/grupos-neonazistas-crescem-270percent-no-brasil-em-3-anos-estudiosos-temem-que-presenca-online-transborde-para-ataques-violentos.ghtml
Ferguson, C. J. (2008). The school shooting/violent video game link: Causal relationship or moral panic? Journal of Investigative Psychology and Offender Profiling, 5(1-2), 25-37. https://doi.org/10.1002/jip.76
Ferguson, C. J., & Kilburn, J. (2009). The Public Health Risks of Media Violence: A Meta-Analytic Review. The Journal of Pediatrics, 154(5), 759-763. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2008.11.033
Ferraz, P. (2023). Ataques nas escolas como problema contemporâneo brasileiro. Revista Posição, 10(23), 5-6.
Feygina, I., Jost, J. T., & Goldsmith, R. E. (2010). System Justification, the Denial of Global Warming, and the Possibility of “System-Sanctioned Change”. Personality and Social Psychology Bulletin, 36(3), 326¬-338. https://doi.org/10.1177/0146167209351435
Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (2023). Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 (17ª ed.). FBSP. https://publicacoes.forumseguranca.org.br/handle/fbsp/57
G1. (2023, 5 de abril). Brasil teve mais de 10 ataques a creches e escolas desde 2011; relembre. https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/04/05/brasil-teve-mais-de-10-ataques-a-creches-e-escolas-desde-2011-relembre.ghtml.
Gaughan, E., Cerio, J. D., & Myers, R. A. (2001). Lethal Violence in Schools: A National Study. Alfred University.
Gentile, D. A., Lynch, P. J., Linder, J. R., & Walsh, D. A. (2004). The effects of violent video game habits on adolescent hostility, aggressive behaviors, and school performance. Journal of Adolescence, 27(1), 5-22. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2003.10.002
Graham, A., Jonson, C. L., & Lee, H. (2022). Back in My Day: Generational Beliefs About School Shootings. Criminal Justice Review, 47(3), 369-398. https://doi.org/10.1177/07340168221098367
Griswold, C. L. (2020). Plato on Rhetoric and Poetry. In E. N. Zalta, & U. Nodelman (Orgs.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2020). Metaphysics Research Lab, Stanford University. https://plato.stanford.edu/archives/spr2020/entries/plato-rhetoric/
Hayes, A. F. (2018). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. The Guilford Press.
Heck, J. X. H. (2023). Violência e ataques às Escolas no Brasil: Como chegamos a este ponto e como podemos sair dele? Revista Thema, 22(1), editorial1. https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.Editorial1
Heider, F. (1958). The Psychology of Interpersonal Relation. Wiley.
Jost, J. (2020). A theory of system justification. Harvard University Press.
Jost, J. T., & Banaji, M. R. (1994). The role of stereotyping in system‐justification and the production of false consciousness. British Journal of Social Psychology, 33(1), 1-27. https://doi.org/10.1111/j.2044-8309.1994.tb01008.x
Jost, J. T., Banaji, M. R., & Nosek, B. A. (2004). A Decade of System Justification Theory: Accumulated Evidence of Conscious and Unconscious Bolstering of the Status Quo. Political Psychology, 25(6), 881-919. https://doi.org/10.1111/j.1467-9221.2004.00402.x
Langer, M., Vasilopoulos, P., & Jost, J. T. (2023). Does System Justification Promote Establishment Voting? Mainstream Politics in France, Germany, and the United Kingdom. Political Psychology, 44(3), 551-581. https://doi.org/10.1111/pops.12860
Langer, M., Vasilopoulos, P., McAvay, H., & Jost, J. T. (2020). System justification in France: Liberté, égalité, fraternité. Current Opinion in Behavioral Sciences, 34, 185-191. https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2020.04.004
Leclerc, O. (2023). Systematic Review and Analysis on the Influence of Media on Violence [Bachelor thesis, Florida State University] DigiNole. https://diginole.lib.fsu.edu/islandora/object/fsu:854104.
Mariano, T. E. (2020). Os efeitos de curto e longo prazo dos videogames violentos na agressão [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18559
Markey, P. M., Ivory, J. D., Slotter, E. B., Oliver, M. B., & Maglalang, O. (2020). He does not look like video games made him do it: Racial stereotypes and school shootings. Psychology of Popular Media, 9(4), 493-498. https://doi.org/10.1037/ppm0000255
Myers, D. G. (2014). Psicologia Social (10ª ed.). AMGH.
Nakagoshi, M., & Inamasu, K. (2023). The role of system justification theory in support of the government under long-term conservative party dominance in Japan. Frontiers in Psychology, 14, 909022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.909022
Owuamalam, C. K., Rubin, M., & Spears, R. (2018). Addressing Evidential and Theoretical Inconsistencies in System-Justification Theory with a Social Identity Model of System Attitudes. Current Directions in Psychological Science, 27(2), 91-96. https://doi.org/10.1177/0963721417737136
Portes, A. D., & Araújo, V. C. (2023). O mundo apresentado às crianças brasileiras: Reflexões arendtianas sobre os ataques contra escolas. Revista Ponto de Vista, 12(2), 1-20. https://doi.org/10.47328/rpv.v12i2.15990
Reeping, P. M., Cerdá, M., Kalesan, B., Wiebe, D. J., Galea, S., & Branas, C. C. (2019). State gun laws, gun ownership, and mass shootings in the US: Cross sectional time series. BMJ, l542. https://doi.org/10.1136/bmj.l542
Rees, C. A., Lee, L. K., Fleegler, E. W., & Mannix, R. (2019). Mass School Shootings in the United States: A Novel Root Cause Analysis Using Lay Press Reports. Clinical Pediatrics, 58(13), 1423-1428. https://doi.org/10.1177/0009922819873650
Ross, L. (1977). The Intuitive Psychologist And His Shortcomings: Distortions in the Attribution Process. In L., Berkowitz (Ed.), Advances in Experimental Social Psychology (Vol. 10), pp. 173-220). Elsevier. https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60357-3
Sheese, B. E., & Graziano, W. G. (2005). Deciding to Defect: The Effects of Video-Game Violence on Cooperative Behavior. Psychological Science, 16(5), 354i357. https://doi.org/10.1111/j.0956-7976.2005.01539.x
Silva, W. A. D., & Pereira, C. R. (2023). Do people see the way things are as they should be? Measuring the individual differences in system justification. Current Psychology, 42(21), 17805-17824. https://doi.org/10.1007/s12144-022-02992-5
Spector, L., & Malyutin, A. (2022). Schoolshooting as a modern form of terrorism in the educational environment. East – West: Practical Approaches to Countering Terrorism and Preventing Violent Extremism, (1), 1-6. https://doi.org/10.56199/dpcshss.vtwp9624
Stroebe, W., Agostini, M., Kreienkamp, J., & Leander, N. P. (2022). When mass shootings fail to change minds about the causes of violence: How gun beliefs shape causal attributions. Psychology of Violence, 12(5), 305-313. https://doi.org/10.1037/vio0000431
Teodoro, P. (2023, 8 de abril). Relação com jogo online: Polícia recebe análise de celular de assassino do massacre de Blumenau. Revista Fórum. https://revistaforum.com.br/brasil/sul/2023/4/8/relao-com-jogo-online-policia-recebe-analise-de-celular-de-assassino-do-massacre-de-blumenau-133988.html
Timm, J. C. (2019, 5 de agosto). Fact check: Trump suggests video games to blame for mass shootings. NBC NEWS. https://www.nbcnews.com/politics/donald-trump/fact-check-trump-suggests-video-games-blame-mass-shootings-n1039411
Whitson, J. A., Galinsky, A. D., & Kay, A. (2015). The emotional roots of conspiratorial perceptions, system justification, and belief in the paranormal. Journal of Experimental Social Psychology, 56, 89-95. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2014.09.002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o texto é inédito e foi submetido exclusivamente a essa Revista para fins de publicação. Ressalto que foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos em lei.
Declaro concordar com a cessão dos direitos autorais do artigo à Revista Psicologia e Saber Social, estando vedada sua reprodução, total ou parcial, em meio impresso, magnético ou eletrônico, sem autorização prévia por escrito do Editor Científico da Revista.