A influência das ações sociais de extensão na formação acadêmica no âmbito médico

Autores

  • Camila Rostang Monteiro
  • Lívia Rodrigues
  • Lucas Bittencourt Santiago
  • Everton Ricardo dos Reis

Palavras-chave:

Humanização, Formação Acadêmica, Modelo Biopsicossocial, Projeto de Extensão, Medicina

Resumo

A humanização da relação médico-paciente faz-se de suma importância pois, através de seu fortalecimento, há maior adesão ao tratamento e, consequentemente, maior sucesso terapêutico. Este artigo é uma revisão bibliográfica associada a um relato de experiência de alunos de Bacharelado do curso de Medicina na Faculdade de Minas de Belo Horizonte (FAMINAS-BH) que desenvolveram um projeto que visa humanizar o atendimento na área da saúde. Para isso, o médico deve considerar o paciente como um todo, uma unidade indissociável do contexto no qual ele está imerso, atendendo ao modelo biopsicossocial em detrimento do modelo biomédico, que reduz o paciente às enfermidades que o assolam. Sendo necessário que haja maior exercício de habilidades sociocomunicativas como a empatia, entretanto, há uma lacuna na formação dos médicos, pois há poucos momentos de incentivo a essa habilidade. Visando estimular esses momentos, os projetos de extensão podem suprir tal lacuna na formação de um médico. O objetivo do presente trabalho é relatar como o exercício da empatia afeta positivamente tanto quem assiste quanto quem é assistido, fazendo um paralelo com o que foi observado durante os momentos de prática nas ações promovidas pelo projeto e na revisão da literatura. A metodologia adotada foi a intercomunicação entre a literatura e o relato de experiência. Dessa maneira, conclui-se que a humanização na medicina é uma ferramenta de grande importância tanto para os médicos quanto para pacientes, pois fortalece a relação entre os atores, promovendo um aumento no resultado terapêutico e ainda promove a ressignificação da medicina fruto da empatia e do cuidado humanizado.

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Publicado

01.01.2022

Como Citar

Monteiro, C. R., Rodrigues, L., Santiago, L. B., & Reis, E. R. dos. (2022). A influência das ações sociais de extensão na formação acadêmica no âmbito médico. Psicologia E Saber Social, 11(1), 78–91. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/87103

Edição

Seção

Artigos