O senso comum é a lei

a era da Jurisdição Midiática no Poder Judiciário

Autores

  • André Guerra
  • Pedrinho Guareschi

Palavras-chave:

Meios de Comunicação de Massa, Senso Comum, Poder Judiciário, Ideologia, Dissidências e Disputas

Resumo

O artigo apresenta resultados de parte de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender, a partir da interface entre psicologia social e direito, como magistrados críticos em relação ao Poder Judiciário avaliam o papel dos meios de comunicação na produção jurisdicional do país. Foram realizadas quinze entrevistas semidirigidas episódicas. Efetuou-se a análise argumentativa e sua interpretação a partir do referencial da hermenêutica de profundidade. Chegou-se a três resultados: (a) a relação estabelecida pela magistratura com a visibilidade midiática se transformou; (b) o senso comum da classe média brasileira desempenha um papel preponderante na produção jurisdicional do país; e (c) parcela do Poder Judiciário está submetida a uma jurisdição determinada por interesses midiáticos.

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Publicado

01.01.2022

Como Citar

Guerra, A., & Guareschi, P. (2022). O senso comum é a lei: a era da Jurisdição Midiática no Poder Judiciário. Psicologia E Saber Social, 11(1), 48–77. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/87102

Edição

Seção

Artigos