Discriminamos quando compramos?

Pessoas negras na publicidade e o comportamento do consumidor

Autores

  • Beatriz do Rosário
  • Samuel Lins
  • Aline Venceslau Vieira de Lima

Palavras-chave:

Tendência para comprar por impulso, Anúncios Publicitários, Racismo, Emoções

Resumo

Determinados grupos sociais permanecem vítimas de discriminação, o que se reflete também na publicidade, que elege para as campanhas, preferencialmente, indivíduos do grupo maioritário. Este estudo propõe-se a avaliar em que medida o racismo e a presença de uma modelo negra num anúncio publicitário influenciam o comportamento do/a consumidor/a. Foi conduzido um estudo experimental, quantitativo, com 454 portugueses/as, com idades entre os 18 e os 76 anos (M=30.8, DP=13.6). Através de um questionário online, foi apresentada uma situação de compra, após a visualização de um anúncio publicitário. Foram criados três cenários experimentais com anúncios publicitários diferentes: um com uma modelo negra, um com uma modelo branca e um onde não surge nenhuma modelo. As emoções mais positivas revelaram ser um bom preditor para a tendência de comprar por impulso. No cenário com a modelo branca, a identificação com a modelo mostrou, igualmente, ser um preditor importante para os/as participantes.

Referências

Alvaro, C. (2004). Stereotype activation in advertising: Implications for consumer behaviour [Dissertação de doutoramento, Simon Fraser University].

Amos, C., Holmes, G. R., & Keneson, W. C. (2014). A meta-analysis of consumer impulse buying. Journal of Retailing and Consumer Services, 21, 86-97. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2013.11.004´

Andersen, H., & Mayerl, J. (2017). Social desirability and undesirability effects on survey response latencies. Bulletin de Méthodologie Sociologique, 135(1), 68–89. https://doi.org/10.1177/0759106317710858

Araújo, C. S., Meira, W. & Almeida, V. (2016, novembro 11-14). Identifying stereotypes in the online perception of physical attractiveness. [Comunicação em conferência]. 8th International Conference, SocInfo 2016. https://doi.org/10.1007/978-3-319-47880-726

Beatty, S. E. & Ferrell, M. E. (1998). Impulse buying: Modeling its precursors. Journal of retailing, 74(2), 169-191. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(99)80092-X

Cabecinhas, R., & Macedo, I. (2019). (Anti)racismo, ciência e educação: Teorias, políticas e práticas. Medi@ções, 7(2), pp.16-36. http://hdl.handle.net/1822/62834

Campos, C. S. O. (2018). “Wine, sweet wine”, determinantes da compra por impulso de Vinho do Porto [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto] Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/112817

Chung, N., Song, H. G., & Lee, H. (2017). Consumers’ impulsive buying behavior of restaurant products in social commerce. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(2), 709-731. https://doi.org/10.1108/ijchm-10-2015-0608

Davis, J. F. (2018). Selling whiteness? A critical review of the literature on marketing and racism. Journal of Marketing Management, 34(1-2), 134-177. https://doi.org/10.1080/0267257x.2017.1395902

Eroglu, S. A., Machleit, K. A., & Davis, L. M. (2003). Empirical testing of a model of online store atmospherics and shopper responses. Psychology &Marketing, 20(2), 139-150. https://doi.org/10.1002/mar.10064

Fenton-O’Creevy, M., Dibb, S. & Furnham, A. (2018). Antecedents and consequences of chronic impulsive buying: Can impulsive buying be understood as dysfunctional self-regulation? Psychology & Marketing, 35, 175-188. https://doi.org/10.1002/mar.21078

Figueiredo, I., & Ramos, P. (2003). Estudo do consumidor português de vinhos. CVRVV, IVP, AESBUC, SB/UCP. https://www.researchgate.net/publication/311495920_Estudo_do_consumidor_Portugues_de_Vinhos

Fish, J., & Syed, M. (2020). Racism, discrimination, and prejudice. The Encyclopedia of Child and Adolescent Development, 1-12. https://doi.org/10.1002/9781119171492.wecad464

Gonçalves, A. R. B. (2018). O impulso da pertença: A influência da identidade social na compra por impulso de jovens Portugueses/as [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto] Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/116819

Hayes, A. (2018). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: a regression-based approach (2ª ed). The Guilford Press.

Henriques, J. G. (2020, junho 27). European social survey: 62% dos Portugueses manifestam racismo. Público. https://www.publico.pt/2020/06/27/sociedade/noticia/european-social-survey-62-portugueses-manifesta-racismo-1921713

Houwer, J. (2006). What are implicit measures and why are we using them? In R. W. Wiers, & A. W. Stacy (Eds.), Handbook of implicit cognition and addiction (pp. 11-28). SAGE Publications. https://www.doi.org/10.4135/9781412976237.n2

Iyer, G. R., Blut, M., Xiao, S. H. & Grewal, D. (2019). Impulse buying: A meta-analytic review. Journal of the Academy of Marketing Science. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00670-w

Jhawar, N., & Kushwaha, V. (2018). In-store shopping environment and impulsive buying with special reference to indoor city. The IUP Journal of Marketing Management, 17(1), 25-37.

Lima, M. E. O. & Vala, J. (2004). As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, 9(3), 401-411.

Lins, S., Poeschl, G. & Eberhardt, A. (2016). Identificando os factores de influência da compra por impulso em adolescentes portugueses. Análise Psicológica, 34(2), 147-163. https://www.doi.org/10.14417/ap.920

Lockshin, L. & Hall, J. (2003). Consumer purchasing behaviour for wine: What we know and where we are going. Academy of Wine Business. Colloquium in Wine Marketing 2003.

Monteiro, M. B. (2013). Relações intergrupais. In J. Monteiro & B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª ed., pp. 493-568). Fundação Calouste Gulbenkian.

Mueller, S., Lockshin, L., Louviere, J., Francis, L. & Osidacz, P. (2009). How does shelf information influence consumers' wine choice? The Australian Wine Research Institute, 2, 1-12.

Noon, M. (2017). Pointless diversity training: unconscious bias, new racism and agency. Work, Employment and Society, 32(1), 198-209. https://www.doi.org/10.1177/0950017017719841

Ouellet, J.-F. (2007). Consumer racism and its effects on domestic cross-ethnic product purchase: An empirical test in the United States, Canada, and France. Journal of Marketing, 71(1), 113-128. https://www.doi.org/10.1509/jmkg.71.1.113

Perloff, R. M. (2003). The dynamics of persuasion (2ª ed.). Lawrence Erlbaum.

Pettigrew, T. F., & Meertens R. W. (1995). Subtle and blatant prejudice in Western Europe. European Journal of Social Psychology, 25, 57-75.

Rook, D., & Fisher, R. (1995). Normative influences on impulsive buying behavior. Journal of Consumer Research, 22(3), 305-313. https://www.doi.org/10.1086/209452

Rook, D., & Gardner, M. (1993). In the mood: Impulse buying’s affective antecedents. Research in consumer behavior, 6(7), 1-28.

Sallam, M. A., & Algammash, F. A. (2016). The effect of attitude toward advertisement on attitude toward brand and purchase intention. International Journal of Economics, Commerce and Management, 4(2), 509-520.

Santini, F. O., Ladeira, W. J., Vieira, V. A., Araújo, C. F. & Sampaio, C. H. (2019). Antecedents and consequences of impulse buying: A meta-analytic study. RAUSP, 54(2), 178-204. https://www.doi.org/10.1108/RAUSP-07-2018-0037

Sharma, P., Sivakumaran, B. & Marshall, R. (2010). Impulse buying and variety seeking: A trait-correlates perspective. Journal of Business Research, 63(3), 276-283. https://www.doi.org/10.1016/j.jbusres.2009.03.013

Shoham, A., & Gavish, Y. (2016). Antecedents and buying behavior consequences of consumer racism, national identification, consumer animosity, and consumer ethnocentrism. Journal of International Consumer Marketing, 28(5), 296-308. https://www.doi.org/10.1080/08961530.2016.1214661

Silva, D. A. & Brito, J. (2017). Racismo e propaganda no Brasil. Revista Eixo, 6(2), 83-89. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i2.519

Teiga, A. C. (2019). “Vende-se paixão”: Determinantes psicossociais da compra por impulso adeptos de futebol [Dissertação de mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto] Repositório Aberto da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/123894

Vala, J., Brito, R. & Lopes, D. (2015). Expressões dos racismos em Portugal (2ª ed.). ICS. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22539/1/ICS_JVala_Racismos_LAN.pdf

Van Dijk, T. A. (1992). Discourse and the denial of racism. Discourse & Society, 3(1), 87-118. https://doi.org/10.1177/0957926592003001005

Xiao, S. H., & Nicholson, M. (2013). A multidisciplinary cognitive behavioural framework of impulse buying: A systematic review of impulse buying. International Journal of Management Reviews, 15, 333-356. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2012.00345.x

Wang, C. X., & Zhang, J. (2020). Assertive ads for want or should? It depends on consumers’ power. Journal of Consumer Psychology. https://doi.org/10.1002/jcpy.1165

Whittler, T. E. (1989). Viewers' processing of actor's race and message claims in advertising stimuli. Psychology and Marketing, 6, 287-309.

Downloads

Publicado

01.07.2021

Como Citar

Rosário, B. do, Lins, S., & Lima, A. V. V. de. (2021). Discriminamos quando compramos? Pessoas negras na publicidade e o comportamento do consumidor. Psicologia E Saber Social, 10(2), 243–275. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83396

Edição

Seção

Artigos