Automonitoria e habilidades sociais:

Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas

Autori

  • Marcia Cristina Monteiro
  • Adriana Benevides Soares

Parole chiave:

Automonitoria, Habilidades Sociais, Avaliação Psicológica, Estudante Universitário, Convergência de Escalas

Abstract

A automonitoria pode ser considerada uma habilidade complexa, fundamental para as habilidades sociais e competência social, pois permite que a pessoa intérprete, expresse e execute ações com autonomia em diferentes situações sociais. Pretende-se fazer uma revisão conceitual sobre o que é automonitoria e mostrar evidências de validade convergente e discriminante entre as Escalas de Automonitoria e o Inventário Habilidades Sociais. Partciparam do estudo 500 universitários de diferentes graduações, idade entre 18 a 36 anos, ambos os sexos e utilizou-se para coleta de dados as Escalas de Autonomitoria - versão de 10 e 18 itens - e o Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados não indicaram correlação, o que pode implicar que os instrumentos mensuram construtos diversos. Entretanto, é relevante novas pesquisas no cenário nacional para a melhor compreensão do funcionamento das Escalas de Automonitoria, considerando a importância da Automonitoria nos estudos internacionais aplicados em diferentes contextos da Psicologia.

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Pubblicato

2018-01-01

Come citare

Monteiro, M. C., & Soares, A. B. (2018). Automonitoria e habilidades sociais:: Revisão conceitual, escalas de medida e convergência de escalas. Psicologia E Saber Social, 7(1), 26–42. Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/83318

Fascicolo

Sezione

Artigos