Tradução e validação da Escala de Atitudes contra pessoas com autismo de Barnes-Holmes
Keywords:
Adaptação de Instrumento, Transtorno do Espectro Autista, Estereótipos, PreconceitoAbstract
Este artigo apresenta o processo de validação e tradução da Escala de Atitudes contra pessoas com autismo. Foram realizadas duas etapas, sendo que, na primeira parte, foi feita a tradução e adaptação, e em um segundo momento, a validação. Na primeira parte do artigo, são apresentadas as bases conceituais do Transtorno do Espectro do Autismo e do Capacitismo, que é o preconceito direcionado contra pessoas com deficiência. Para a realização do estudo, foram seguidas as etapas de tradução, adaptação e avaliação, levando em conta o sentido da língua portuguesa, clareza e sentido das sentenças, foi feita também uma avaliação pelo público-alvo e um estudo-piloto. Para uma tradução adequada, foram escolhidos dois especialistas em língua inglesa e para uma avaliação mais fidedigna da escala, mestre e doutores com experiência no assunto.
References
Abrams, Dominc (2010). Processes of prejudice: Theory, evidence and intervention. LOndres: Equality and Human Rights Commission Research Report Series. Acessível em https://www.equalityhumanrights.com/sites/default/files/research-report-56-processes-of-prejudice-theory-evidence-and-intervention.pdf
Barnes-Holmes, D., Barnes-Holmes, Y., Power, P., Hayden, E., Milne, R., & Stewart, I. (2006). Do you really know what you believe? Developing the Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) as a direct measure of implicit beliefs. The Irish Psychologist, 32(7), 169-177.
Balbinotti M. A., & Barbosa M. L. Análise da consistência interna e fatorial confirmatório do IMPRAFE-126 com praticantes de atividades físicas gaúchos. Psico-USF, 13(1), 1-12.
Bobo, L. L. D. (2017). Racism in Trump’s America: reflections on culture, sociology, and the 2016 US presidential election. The British Journal of Sociology, 68, 85-104.
Campbell F.K. (2009). Educação médica e estudos sobre deficiência. J. Med. Humanit, 30, 221-35.
Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16, 297-334.
Fiske, S. T., Cuddy, A. J. C, Glick, P., & Xu, J. (2002). A model of (often mixed) stereotype content: Competence and warmth respectively follow from perceived status and competition. Journal of Personality and Social Psychology, 82(6), 878–902. https://doi.org/10.1037/0022-3514.82.6.878
Miles, R. (1989). Racism. Routledge.
Scarparo, A. F. (2008). Auditoria de Enfermagem: identificando sua concepção e métodos. Rev. Bras. Enferm. Brasília, 61(3), 302-305. http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n3/a04v61n3.pdf
Walsh, Á. (2018). Breaking the Practice: Negative Attitudes Towards Autism. Thesis National College of Ireland. http://norma.ncirl.ie/3272/1/ainewalsh.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that the text has not been published and was submitted exclusively to that Journal for publication. I stress that all the ethical procedures demanded in law were respected.
I declare to agree with the cession of the author rights of the article to the journal Psychology and Social Knowing, with its total or partial reproduction in print, magnetic or electronic means being forbidden, without previous written authorization by the Scientific Editor of the Journal.