Discursos midiáticos e arte urbana: enriquecimento social ou estereotipação?
DOI:
https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2016.24948Resumo
DOI: 10.12957/psi.saber.soc.2016.24948
RESUMO: Os tempos atuais têm como marca a grande circulação de informação. Jornais, revistas e TV são mídias que influenciam a sociedade e produzem subjetividade. Este estudo objetivou investigar como se veicula a informação sobre a arte urbana e os artistas de rua nos jornais impressos. Pretende-se apontar dimensões destas comunicações que fomentam um tipo de produção subjetiva que circula na sociedade sobre a arte urbana. Os dados foram coletados em dois jornais impressos de grande circulação nacional durante o ano de 2013. A análise dos dados foi feita pelo software Iramuteq, relatório Similitude de Palavras. Os resultados sugerem que as mídias apresentaram aspectos de valorização do grafite e desconsideraram o trabalho dos artistas urbanos em suas atuações sociais, ignorando aspectos da sociabilidade e da política gerada nas ruas das cidades. De qualquer forma, embora os movimentos de arte urbana estejam cada vez mais presentes nos grandes centros urbanos, interferindo e modificando o contexto social e a sociedade como um todo, o espaço dado pela mídia para estes movimentos ainda é relativamente pequeno.
Palavras-chave: mídia; arte urbana; mudanças sociais; ideologia; subjetividade.
ABSTRACT: In times of large circulation of news, both street art and newspapers are part of a group of elements that may reveal a kind of social subjectivity. This study is aimed to investigating the speech of the media in newspapers to elucidate how it can provide information about street art and urban artists, in order to identify which dimension of these speeches and subjectivity has been produced in society about the street art. The data in this research were collected through Brazilian newspapers of large circulation during the year 2013. The data analysis was made through the Discourse Analysis method and the Iramuteq software with two aspects: the 'cloud' and the 'similarity of words'. Our results suggest that the media praised some aspects of the graffiti art, but ignored the role of the urban artists in the social action, ignoring important aspects of sociability and politics that rise spontaneously in the streets.
Keywords: street art; media; social changes; ideology; subjectivity.
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