Método de análise imagética: Cazuza na revista Veja como ícone da Aids na década de 1980 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2015.16192Abstract
RESUMO: Este estudo teve por objetivo demonstrar o uso da análise semiótica em fac-símile como documento de pesquisa e resgate da memória social na temática do HIV/Aids. Utilizou-se uma matriz de análise imagética com quatro itens sobre a capa da revista Veja, de 26 de abril de 1989, com a manchete – “Cazuza - uma vítima da Aids agoniza em praça pública”. Os resultados foram contextualizados à imagem símbolo de uma pandemia, por meio de elementos públicos midiáticos correspondentes à década de 1980 no Brasil. As discussões se relacionaram com a atitude pela qual o artista retratado expressa sua posição na mídia frente a síndrome. A reportagem de capa da Veja 1.077, prestes a completar 26 anos, ainda consta no ranking das matérias mais comentadas da história da revista, podendo servir como instrumento para estudos de memória social. Conclui-se que a análise da matriz é ratificada como ferramenta de pesquisa de memória social e documental imagética, podendo ser utilizada em estudos de representação social.
Palavras-chave: Cazuza; aids-notícia; imagem eidética; representação social; jornalismo.
ABSTRACT: The present study aims to demonstrate the use of semiotic analysis as a research tool in the field of HIV/aids and to draw attention to HIV/Aids in social memory. We used an image analysis matrix with four items on the cover of Veja magazine from the April 26, 1989 that had the following headline: "Cazuza - an AIDS victim agonizes in public". Results were contextualized as a pandemic through midia public elements corresponding to the 1980's in Brazil. The discussion is related to the way the artist expresses his position on the syndrome in the media. The cover story from issue 1,077 of Veja, about to be 26-years-old, still ranks as one of the most talked about in the history of the magazine, which renders it appropriate as a toll in social memory studies. In conclusion, the matrix analyses is confirmed as a tool in social memory and imagetic documental research, and can be used in social representation studies.
Keywords: Cazuza; aids-news; eidetic imagery; social representation; journalism.
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