Representações sociais da Copa do Mundo, da FIFA e da seleção brasileira de futebol / Social representations of the World Cup, FIFA and the Brazilian national soccer team
DOI:
https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12213Abstract
RESUMO: O presente trabalho investiga representações sociais acerca da copa do mundo, da seleção brasileira de futebol e da FIFA. Trata-se de uma pesquisa com 202 pessoas, estudantes universitários, de uma universidade pública da Paraíba. Os resultados revelaram uma diferença entre as evocações emergidas entre os gêneros, como também, em função da classe social, sendo os homens mais positivos em relação à copa e a seleção do que as mulheres e os menos favorecidos economicamente sendo os mais críticos. Concluiu-se que as representações sociais proporcionaram um melhor entendimento sobre a Copa do Mundo, FIFA e seleção brasileira, abrindo-se uma importante avenida para estudos na psicologia social.
Palavras-chave: representações sociais; copa do mundo; FIFA; seleção brasileira.
ABSTRACT: This paper investigates the social representations of the world cup, the Brazilian soccer team and FIFA. It is a survey with 202 people, college students, from a public university of Paraíba. The results revealed a difference in evocations between the genders, as well as between the social class, men being more positive towards the World Cup and the brazillian soccer team than women and the economically underprivileged being the most critical. It was found that social representations have provided a better understanding of the World Cup, FIFA and the Brazillian soccer team, opening up an important opportunity for research in social psychology.
Keywords: social representations; world cup; FIFA; Brazilian national team.
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