Plauto e seus desdobramentos na Modernidade

Autores

  • Márcia Regina de Faria da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Plauto, comédia, duplo, Anfitrião

Resumo

Plauto, primeiro grande comediógrafo latino, teve como base de suas obras as comédias novas gregas, cujos principais representantes foram Filêmon, Difílo, Apolodoro e Menandro. Com quase todas as obras perdidas, as comédias gregas nos chegou através do olhar romano, especialmente de Plauto. Uma de suas comédias mais conhecidas, Amphitruo, tem como temática a concepção de Hércules, quando Júpiter toma a forma de Anfitrião para dormir com Alcmena, sua fiel esposa. Vemos na comédia a temática do duplo que vai ser retomada, na modernidade, por um comediógrafo brasileiro, Guilherme de Figueiredo, na obra Um deus dormiu lá em casa. Observaremos a diferença das duas obras em relação a ocorrência do duplo e da constituição das principais personagens: Anfitrião e Alcmena.

Biografia do Autor

Márcia Regina de Faria da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Márcia Regina de Faria da Silva possui Graduação e Licenciatura em Português-Literaturas (1991) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Português-Latim (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Língua e Literatura Latina (1996) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Letras Clássicas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2002 e tendo ocupado a Chefia do Departamento de Letras Clássicas e Orientais (2012-2015) e a Vice-direção do Instituto de Letras (2016-2018) Orienta monitoria e Língua Latina e Cultura Clássica, bem como projeto de Extensão. Tem experiência na área de Língua e Literatura Latina, inclusive em nível de Especialização, com aprofundamento em Lírica Elegíaca Latina.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Como Citar

Silva, M. R. de F. da. (2018). Plauto e seus desdobramentos na Modernidade. PRINCIPIA, (36), 58–67. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38940

Edição

Seção

Artigos