ASPECTOS GERAIS SOBRE A FORMAÇÃO RETÓRICA DE PAULO DE TARSO
Mots-clés :
Retórica, Paulo de Tarso, CristianismoRésumé
O uso da retórica é uma constante na história das sociedades as mais diversas. Os homens, ao interagirem, empregaram a linguagem de modo eloquente, buscando se entender e conseguir o assentimento uns dos outros, antes mesmo da existência de tomarem a si a tarefa de ensinar, elaborar teorias e escrever obras de retórica. Citem-se, por exemplo, na Grécia Antiga, os discursos atestados nas epopeias homéricas, que constituem modelos de eloquência, tais como os discursos de três importantes guerreiros gregos: Odisseu (HOMÈRE. Iliade IX, vv. 223-307), Fênix (HOMÈRE. Iliade IX, vv. 431-606) e Ájax, Telamônio (HOMÈRE. Iliade IX, vv. 622-642). Não se deve deixar de mencionar que o cristianismo primitivo foi uma religião baseada na pregação. Não obstante, o estudo da retórica era também necessário ao pregador e ao missionário. Assim é que o presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da formação retórica de Paulo de Tarso, mais conhecido como apóstolo Paulo. É bom lembrar que a nova mensagem foi anunciada a gregos, a judeus e a outros povos helenizados. É fato que o mundo greco-romano era o mundo do apóstolo Paulo; este, por sua vez, é considerado como um representante nato do movimento helenístico-romano.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.