A construção imagética do inimigo no livro I no De Gestis Mendi de Saa, de Anchieta
Palavras-chave:
Anchieta, Construção Imagética, Tamoios, RenascençaResumo
Anchieta é o primeiro grande autor a produzir literatura em solo americano, atualmente brasileiro. De um período importantíssimo para os estudos da Antiguidade, a Renascença, o jesuíta veio para o Brasil a fim de cristianizar os povos nativos, dos quais, porém, uma forte negação se fez presente e levou a diversas batalhas, bem como a presença de outros povos europeus, como os franceses. Para glorificar os líderes portugueses e justificar a presença militar e religiosa de Portugal no outro lado do Atlântico, Anchieta cria a imagem de inimigos da fé cristã, transforma os homens tamoios em grandes feras ligadas a tudo o que dogmaticamente é contrário aos católicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.





