A PERFORMANCE DO BELO CORPO DE ODISSEU SE MOSTRA: DE

Autores

  • Alessandra Serra Viegas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Palavras-chave:

Odisseu, Nausícaa, cultura do corpo

Resumo

O presente trabalho procurará apontar olhares sobre o corpo de Odisseu, herói e protagonista da segunda obra homérica, a partir da perspectiva do narrador e da personagem Nausícaa, a princesa dos Feaces. Assim, demonstrar-se-ão, ainda que sucintamente, as metamorfoses sofridas pelo corpo de Odisseu ao longo da obra homérica, as quais o fazem transitar entre o ‘proscrito e o príncipe’. Para tanto, buscar-se-á através da análise do Canto VI, o momento em que se dá o encontro de Odisseu e Nausícaa, a qual toma-o como mendigo ou estrangeiro enviado por Zeus, devido ao estado daquele, isto é, nu e totalmente desprovido, o que contrasta com o tempo imediatamente posterior, no qual o herói, ao cuidar do corpo, torna-se digno, pela fala da própria Nausícaa, de tornar-se seu marido.

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Publicado

2012-06-01

Como Citar

Viegas, A. S. (2012). A PERFORMANCE DO BELO CORPO DE ODISSEU SE MOSTRA: DE. PRINCIPIA, (24), 27–34. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/6199

Edição

Seção

Artigos