O CRISÂNTEMO E O SEFVE: O CONCEITO DE ÉTHOS NA CULTURA JAPONESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2002.69517Palabras clave:
Éthos, Interpretação, Valores, Oriente, OcidenteResumen
Luzes de glória na tarde. Seria essa a tradução literal do título do romance de Yukio Mishima, publicado no Japão em 1963 - Gogo no Eiko - mas que, em sua edição para português, realizada a partir da versão inglesa, dá lugar a O marinheiro que perdeu as graças do mar.¹ Entre um e outro enunciado, insinua-se uma fenda que separa a escritura oriental do seu processo de leitura e interpretação no Ocidente, desde a dimensão ideogramática muito mais simbólica, quase icônica, do que propriamente sígnica dos caracteres japoneses até a sedução pelo vazio no qual essa escritura se abisma, embalada pela pura glória de cair, numa vertigem particular muito diferente das expressões niilistas ocidentais, o que se afigura como profundamente significativo do encontro entre o conceito de ética japonês, fruto de um passado distante, e os valores éticos ocidentais, com os quais se confronta o Japão dede sua entrada na modernidade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.