As diversas práticas sociais femininas no Mundo Antigo: uma análise das Histórias, de Heródoto

Autor/innen

  • Nathalia Monseff Junqueira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Schlagworte:

Heródoto, Histórias, práticas sociais femininas, Antiguidade

Abstract

A obra Histórias, do historiador grego Heródoto, é uma fonte histórica recorrente para diversos estudos sobre o mundo antigo. Observando que a maior parte dos inúmeros artigos e livros sobre Heródoto enfoca, principalmente, as questões metodológicas, políticas ou militares, decidimos abordar a obra do ponto de vista das práticas sociais femininas na Antiguidade, buscando analisar qual seria o seu olhar na maneira de narrar as mulheres de sua época, incluindo aqui tanto as atenienses quanto as estrangeiras.

Autor/innen-Biografie

Nathalia Monseff Junqueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

[1] Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Alexandriae, Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, ATRIVM / UFMS - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano - UNESP/Franca (G.LEIR-UNESP/Franca), Laboratório de Estudos sobre o Império Romano.

Veröffentlicht

2018-06-17

Zitationsvorschlag

Junqueira, N. M. (2018). As diversas práticas sociais femininas no Mundo Antigo: uma análise das Histórias, de Heródoto. PRINCIPIA, (36), 91–102. Abgerufen von https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38946

Ausgabe

Rubrik

Artigos