MACHADO DE ASSIS - UM AMANTE DAS LETRAS CLÁSSICAS - ANÁLISE DE "TERPSÍCORE" (1886)

Autores

  • Thomaz Pereira de Amorim Neto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Citações machadianas, Leitor machadiano, Nomes de personagens.

Resumo

Análise do conto “Terpsícore”, publicado por Machado de Assis em 1886 na Gazeta de Notícias. A presente análise preocupa-se em esquadrinhar como se deu a evolução do texto machadiano com relação ao aproveitamento de temas clássicos. Assim, comentamos, além do conto propriamente dito, as diversas estratégias com as quais Machado de Assis lidou com a temática clássica.

Biografia do Autor

Thomaz Pereira de Amorim Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) , graduação em Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) , mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) , doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) . Atualmente é Docente do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: histórias em quadrinhos, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria do Romance. possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) , graduação em Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) , mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) , doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) . Atualmente é Docente do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: histórias em quadrinhos, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Teoria do Romance.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Neto, T. P. de A. (2013). MACHADO DE ASSIS - UM AMANTE DAS LETRAS CLÁSSICAS - ANÁLISE DE "TERPSÍCORE" (1886). PRINCIPIA, (27), 1–13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/10570

Edição

Seção

Artigos