ARTE E CONHECIMENTO NO ÍON DE PLATÃO: TRÊS MOVIMENTAÇÕES DIALÉTICAS SOBRE A POESIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2021.66704Keywords:
Platão, Íon, arte e conhecimento, poesia, filosofiaAbstract
Embora o diálogo Íon seja a única obra de Platão que aborda a arte poética como assunto central da investigação filosófica, o texto de extensão relativamente curta, identificado como um dos primeiros escritos do autor e tantas vezes encarado como um “ensaio galhofeiro” da controversa condenação de Platão aos poetas na célebre Politeía, ainda espera por leituras que tornem pensada sua relevância para os estudos literários. Com efeito, se a dinâmica do Íon gira em torno da problemática relação entre os domínios da arte/poesia e do conhecimento/filosofia, isso ocorre através da demonstração socrática quanto às limitações técnicas e epistêmicas da arte poética/rapsódica — principalmente, em função de uma noção específica de tékhne. Diante disso, por meio de um estudo atento do texto, neste trabalho proponho identificar e observar três movimentos dialéticos no Íon, de modo a destacar as teorizações acerca da matéria poética que se desenvolvem particularmente em cada um desses movimentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.