FIGURATIVIZAÇÃO DO AMOR NA POESIA DE JANUS SECUNDUS: O DISCURSO FIGURATIVIZADO DO BASIUM I
Keywords:
Figuratividade, Amor, Latim RenascentistaAbstract
Janus Secundus, poeta holandês do século XVI, escreveu sua obra Basia, tendo como mote a temática do amor em suas 19 poesias nesta obra. Propomos neste trabalho fazer um estudo interpretativo da construção da figuratividade no discurso amoroso do Basia I que introduz a obra como um todo. Nesta poesia estão presentes figuras mitológicas que marcam o tema maior: a Deusa Vênus, Ascânio, neto dela. Marcas do amor e da Latinidade, pois os descendentes de Rômulo, que são citados na obra apontam para uma meta-linguagem da latinidade e de seus temas literários no Renascimento. Então, a partir da figurativização proporemos a compreensão da intenção do discurso de Janus Secundus especificamente nesta poesia introdutória do Basia.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Nosso periódico utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando dessa forma, a integridade dos textos em ambiente de acesso aberto. Assim, autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3- Autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.