ECOS EPICURISTAS NAS ODES HORACIANAS

Autores/as

  • Márcio Luiz Moitinha Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palabras clave:

Literatura Latina, Horácio, ecos

Resumen

O presente artigo visa realizar um breve estudo sobre os resquícios da filosofia epicurista, nas Odes de Horácio, sob o viés da literatura latina. Primeiramente, abordaremos, na introdução, o que é epicurismo, sua origem, propagação e preceitos doutrinários. Em seguida analisaremos as Odes do poeta latino e as temáticas trabalhadas nelas como: a) brevidade da vida e a fugacidade do tempo retratadas pelo autor, através da natureza, por meio de paisagens representativas ou em seus ciclos eternos como as estações do ano, em um esquema de renovação (morte e reflorescimento), que contrastam com a vida humana, que é breve e finita; b) O justo meio termo (Aurea mediocritas) que é a procura pelo equilíbrio (moderação) entre coisas opostas, quer sejam materiais ou imateriais.

Biografía del autor/a

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro possui Graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Graduação em Língua e Literatura Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Graduação em Língua e Literatura Gregas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Na Pós-Graduação, fez Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2006), Doutoradoem Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2011), tendo já finalizado o Pós-doutoradoem Letras Clássicas na USP em 2014. Leciona Língua e Literatura Latinas e Prática de Ensino, há 19 anos; atualmente é docente Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com 40 horas sem De. Exerceu em duas gestões o cargo de Coordenador do Setor de latim. Foi Coordenador de toda a Graduação do Instituto de Letras da UERJ. Tem lata experiência na área de Letras, com ênfaseem Línguas Clássicas, Literaturas Clássicas e Prática de Ensinoem Língua Portuguesa e Línguas Clássicas.

CV: http://lattes.cnpq.br/0959356336664933

Publicado

2019-03-01

Cómo citar

RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha. ECOS EPICURISTAS NAS ODES HORACIANAS. PRINCIPIA, Rio de Janeiro, n. 37, p. 72–83, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/40544. Acesso em: 2 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.