A construção imagética do inimigo no livro I no De Gestis Mendi de Saa, de Anchieta

Autores

  • Lucas Matheus Caminiti Amaya UFRJ

Palavras-chave:

Anchieta, Construção Imagética, Tamoios, Renascença

Resumo

Anchieta é o primeiro grande autor a produzir literatura em solo americano, atualmente brasileiro. De um período importantíssimo para os estudos da Antiguidade, a Renascença, o jesuíta veio para o Brasil a fim de cristianizar os povos nativos, dos quais, porém, uma forte negação se fez presente e levou a diversas batalhas, bem como a presença de outros povos europeus, como os franceses. Para glorificar os líderes portugueses e justificar a presença militar e religiosa de Portugal no outro lado do Atlântico, Anchieta cria a imagem de inimigos da fé cristã, transforma os homens tamoios em grandes feras ligadas a tudo o que dogmaticamente é contrário aos católicos.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Caminiti Amaya, UFRJ

Lucas Matheus Caminiti Amaya possui graduação em Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2010) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é Professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista DS Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Discente pesquisador da ATRIVM Espaço Aberto de Estudos Clássicos. Tem experiência na área de Letras, com ênfaseem Línguas Clássicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:letras clássicas, linguistica, língua latina, Análise do Discurso.

CV: http://lattes.cnpq.br/9499214324189393

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Amaya, L. M. C. (2018). A construção imagética do inimigo no livro I no De Gestis Mendi de Saa, de Anchieta. PRINCIPIA, (34), 31–46. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38602

Edição

Seção

Artigos