TRAJETÓRIAS JUVENIS: O MAL-ESTAR DOS MAL FORMADOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31038Abstract
DOI:10.12957/polemica.2017.31038
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No Brasil, cerca de 50% da população entre 15 e 17 anos de idade está fora do ambiente escolar. O desafio de conciliar estudo e alguma forma de geração de renda responde, em grande parte, pela evasão escolar no ensino médio. Outro aspecto destacado é a inadequação da escola frente a esta realidade e a precarização material e pedagógica do ensino público nos últimos trinta anos. O presente artigo realiza uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por adolescentes pobres na escola, analisando os aspectos culturais, familiares e psicossociais envolvidos nesta trajetória. O grave quadro global de desemprego, aliado à baixa qualificação, tornam o horizonte profissional deste grupo social extremamente comprometido e conduz a pensar modelos de inserção profissional que contemplem a realidade da juventude pobre brasileira.
Palavras-chave: Adolescência e juventude. Desigualdade social. Escola. Trabalho.
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Abstract: In Brazil, approximately 50% of the 15 to 17 aged population is out of the schooling environment. The challenge of conciliating education and some sort of income generation is the major reason for high school evasiveness. Another point to be highlighted is the inadequacy of the school facing this reality and the material and pedagogical loss of the public education in the last thirty years. This present work brings to a light the reflection about the difficulties faced by poor adolescents at school, analyzing cultural, familiar and psychosocial aspects involved throughout this trajectory. The severe global picture of unemployment, connected to lack in qualification, turns the professional horizon of this group in a compromised one and brings us to thinking about models of professional insertion that contemplates the reality of the poor Brazilian youth.
Keywords: Adolescence and youth. Social inequality. School. Work.Published
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