AS PAISAGENS DO CORPO NA CRIAÇÃO SONORA

Autores

  • LILIAN NAKAO NAKAHODO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9654

Resumo

Este artigo deriva de um tema discutido em mesa-redonda no Encontro Internacional de Música e Arte Sonora de Juiz de Fora, em 2013, sobre o papel do corpo na composição sonora. Nele, contextualizo o corpo vivido - o corpo, segundo Merleau-Ponty, que está no mundo em relação com os outros e com as coisas - nas práticas sonoras contemporâneas, como meio utilizado para criar paisagens de afeto, aqui consideradas como sinônimos de lugares. Indico, assim, uma perspectiva cartográfica para a poética sonora, ao refletir sobre como mapeamos os espaços geográficos através do nossos passos nesse processo criativo.

Biografia do Autor

LILIAN NAKAO NAKAHODO

Mestranda em teoria, criação e estética do programa de pós- graduação em música da UFPR, membro do GRUMAS (Grupo de Música e Arte Sonora da UFJF/UFPR), pianista, compositora e editora de efeitos sonoros para audiovisual.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

NAKAO NAKAHODO, L. (2014). AS PAISAGENS DO CORPO NA CRIAÇÃO SONORA. POLÊM!CA, 13(1), 906–915. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9654

Edição

Seção

HÍBRIDOS