A Poesia Sonora como Voz-Música

Autores

  • FLORA FERREIRA HOLDERBAUM

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9653

Resumo

Neste trabalho, proponho pensar no conceito de Voz-Música, como um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular no campo da experimentação poética vocal, conhecido como Poesia Sonora. Introduzo a noção de voz poética e sua ligação com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas partes musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas. Proponho estudar como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido na intercessão destas vozes poéticas: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado.

Biografia do Autor

FLORA FERREIRA HOLDERBAUM

Bacharel em Artes Visuais pela UDESC. Mestranda em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisa as relações entre composição musical, performance e poesia, em especial a Poesia Sonora. florafh2@gmail.com

Publicado

2014-02-28

Como Citar

FERREIRA HOLDERBAUM, F. (2014). A Poesia Sonora como Voz-Música. POLÊM!CA, 13(1), 885–905. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9653

Edição

Seção

HÍBRIDOS