INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DO BIODIESEL DE MAMONA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA EMBRAPA/CG E DOS COOPERADOS DA COOPAIB – COPERATIVA AGROINDUSTRIAL DO COMPARTIMENTO DA BORBOREMA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9637Abstract
Diante da importância da questão energética, em função do caráter finito das reservas petrolíferas, e também diante da necessidade da criação de alternativas sustentáveis de desenvolvimento, as pesquisas no mundo se voltam para estudos de utilização de fontes alternativas de energia e combustível. Aqui, mostra-se uma perspectiva de como a tecnologia e as melhorias obtidas no sistema de produção da mamona e a produção dos bicombustíveis pode ser utilizada, proporcionando alternativas sustentáveis com inovação das tecnologias. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a contribuição da Embrapa/CG, na melhoria dos sistemas de produção de mamona, através de inovações tecnológicas, identificando os principais avanços, na produção de matérias-primas para a produção de biodiesel . Para isso, utiliza-se de um referencial teórico e metodológico de conceitos relaciojados à sustentabilidade e à inovação tecnológica, em relação ao biodiesel da mamona. Para o levantamento das informações, foi utilizado o método de estudo de caso, através de um roteiro de entrevistas estruturadas e de visitas formais e informais. A análise dos resultados desta pesquisa evidencia que ainda existe um longo caminho no tocante ao agricultores de Pocinhos em relação a produtividade e comercialização da oleaginosa estudada, a mamona, mas também evidenciam que as inovações repassadas pela Embrapa são eficientes e sustentáveis. Sugerem-se, ao final, algumas estratégias possíveis para superação de alguns entraves ao sistema produtivo da mamona.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.