INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DO BIODIESEL DE MAMONA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA EMBRAPA/CG E DOS COOPERADOS DA COOPAIB – COPERATIVA AGROINDUSTRIAL DO COMPARTIMENTO DA BORBOREMA

Autores

  • EDILENE DIAS SANTOS
  • EGÍDIO LUIZ FURLANETTO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9637

Resumo

Diante da importância da questão energética, em função do caráter finito das reservas petrolíferas, e também diante da necessidade da criação de alternativas sustentáveis de desenvolvimento, as pesquisas no mundo se voltam para estudos de utilização de fontes alternativas de energia e combustível. Aqui, mostra-se uma perspectiva de como a tecnologia e as melhorias obtidas no sistema de produção da mamona e a produção dos bicombustíveis pode ser utilizada, proporcionando alternativas sustentáveis com inovação das tecnologias.  O objetivo geral deste trabalho é avaliar a contribuição da Embrapa/CG,  na melhoria dos sistemas de produção de mamona, através de inovações tecnológicas, identificando os principais avanços,  na produção de matérias-primas para a produção de biodiesel . Para isso, utiliza-se de um referencial teórico e metodológico de conceitos relaciojados à sustentabilidade e à inovação tecnológica, em relação ao biodiesel da mamona. Para o levantamento das informações, foi utilizado o método  de estudo de caso, através de um roteiro de entrevistas estruturadas e de visitas formais e informais. A análise dos resultados desta pesquisa evidencia que ainda existe um longo caminho no tocante ao agricultores de Pocinhos em relação a produtividade e comercialização da oleaginosa estudada, a mamona, mas também evidenciam que as inovações repassadas pela Embrapa são eficientes e sustentáveis. Sugerem-se, ao final, algumas estratégias possíveis para superação de alguns entraves ao sistema produtivo da mamona.

Biografia do Autor

EDILENE DIAS SANTOS

Doutoranda em Recursos Naturais. Mestre em Recursos Naturais. Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica. Especialista em Economia Política. Graduada em Economia e Administração. Todas as titulações pela UFCG.

EGÍDIO LUIZ FURLANETTO

Doutor em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba  e Tecnologia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente,  é professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

DIAS SANTOS, E., & FURLANETTO, E. L. (2014). INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL DO BIODIESEL DE MAMONA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA EMBRAPA/CG E DOS COOPERADOS DA COOPAIB – COPERATIVA AGROINDUSTRIAL DO COMPARTIMENTO DA BORBOREMA. POLÊM!CA, 13(1), 1081–1093. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9637

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS