CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS INFORMAIS: ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE/PB

Autores

  • LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE
  • LAYANA DANTAS DE ALENCAR
  • ERIVALDO MOREIRA BARBOSA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9634

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar os conflitos socioambientais envolvendo os catadores de materiais recicláveis, que atuam na informalidade, no Bairro do Catolé, em Campina Grande/ PB. O trabalho consta de uma pesquisa exploratória observacional, sendo a população de estudo constituída pelo conjunto de pessoas envolvidas com a catação de resíduos sólidos, residentes no bairro do Catolé, Campina Grande/PB. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. Os dados quantitativos foram distribuídos em categorias e, posteriormente, avaliados em métodos estatísticos e proporcionais em planilhas do Excel. As principais variáveis observadas, diretamente associadas aos conflitos socioambientais gerados na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, são: os locais onde são acondicionados os resíduos sólidos coletados diariamente pelos catadores; a falta de higienização dos materiais coletados pelos catadores; a periodicidade com que estes materiais são vendidos; e o destino dos materiais que não são comercializados, ou seja, o rejeito. Analisando a área de estudo, pôde-se concluir pela existência de vários conflitos ambientais, como a contaminação do solo pela produção de chorume e do ar pela emissão de gases, a exemplo do gás metano. Apesar da presença de alguns representantes locais, os mesmos não demonstraram iniciativas concretas quanto à melhoria de vida dos catadores e do restante da Comunidade. Esse é o mesmo caso do Poder Público local, nada de animador, como um galpão para armazenamento dos materiais recicláveis, é oferecido a essa parcela tão sofrida e tão importante de trabalhadores, os catadores de materiais recicláveis.

Biografia do Autor

LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB; Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

LAYANA DANTAS DE ALENCAR

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade de Campina Grande/UFCG.

ERIVALDO MOREIRA BARBOSA

Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB), Especialista em Economia Rural pela UFP), Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB, Doutor em Recursos Naturais pela UFCG, Pós-Doutor em Educação pela UFPB. PROFESSOR/ORIENTADOR.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

SANTANA CAVALCANTE, L. P., ALENCAR, L. D. D., & MOREIRA BARBOSA, E. (2014). CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS INFORMAIS: ESTUDO DE CASO EM CAMPINA GRANDE/PB. POLÊM!CA, 13(1), 1034–1056. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9634

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS