DESCARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA PELO USO DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO BRANDING: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • JOAQUIM CARLOS LOURENÇO
  • REJANE DE FÁTIMA VICTOR VASCONCELOS
  • ANDRÉ LUIZ ARAÚJO DE FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9633

Resumo

Nos últimos anos, com as transformações do modo de produção e a concorrência cada vez mais acirrada entre os mercados, novas formas de marketing mais agressivas surgiram para fazer a comunicação dos produtos/serviços nos espaços urbanos. O Branding da paisagem urbana consiste em levar a marca às ruas, pintando edifícios, patrocinando espaços públicos que passam a levar o nome da marca. Contudo, esta estratégia descaracteriza a paisagem urbana. Nesse contexto, este artigo teve por objetivo identificar ações de branding que causam a descaracterização da paisagem urbana, especificamente na cidade de Campina Grande-PB. A pesquisa é descritiva e explicativa, e a metodologia utilizada foi: a observação in loco e o check-list. Além disso, buscou-se na literatura meios que definissem e caracterizassem a problemática em estudo. A pesquisa foi efetivada com abordagem qualitativa e descritiva. A partir da visita aos bairros considerados no es­tudo, constatou-se que as principais ações de Branding implementadas na cidade estão relacionadas à identificação de instituições/empresas, divulgação de marcas e produtos, lançamento de empreendimentos, divulgação de promoções e patrocínio de espaços públicos e privados. Ficou evidente que, a paisagem urbana da cidade de Campina Grande é/está descaracterizada pelas ações publicitárias de Branding. Tal fato é resultado das modificações implementadas nas estruturas de prédios históricos, adoção de cores contrastantes com o estilo arquitetônico, colocação de outdoors e painéis em fachadas de prédios para divulgação publicitária, entres outros, que são elementos que ofuscam a visão real da paisagem.  Enfim, a ausência de uma legislação específica no município, que regulamente essas ações contribui para a descaracterização da paisagem urbana, logo, criar uma legislação para regulamentar essas ações publicitárias na área urbana da cidade é fundamental e irrefutável.

Biografia do Autor

JOAQUIM CARLOS LOURENÇO

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB; Especialista em Gestão Pública Municipal pela mesma universidade; Mestre e Doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

REJANE DE FÁTIMA VICTOR VASCONCELOS

Pedagoga pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Gestão e Análise Ambiental pela mesma universidade; e Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

ANDRÉ LUIZ ARAÚJO DE FREITAS

Graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco/IFPE; e Graduando em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE /UAST.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

LOURENÇO, J. C., VICTOR VASCONCELOS, R. D. F., & ARAÚJO DE FREITAS, A. L. (2014). DESCARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA PELO USO DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO BRANDING: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. POLÊM!CA, 13(1), 1021–1033. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9633

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS