ESTUDO DO IMPACTO SOCIOAMBIENTAL NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PARQUE DO POETA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9629Abstract
Resumo: Diversas áreas de Unidades de Conservação foram criadas no mundo, seguindo o discurso ambientalista da necessidade de preservação e conservação da natureza, tendo como um dos objetivos a racionalização dos recursos naturais e a garantia de serviços ambientais para o bem estar social das presentes e futuras gerações. Às vezes questões puramente burocráticas impedem a efetivação dessas áreas, como a falta de estudos técnicos para a delimitação e conhecimento da biodiversidade da área.
Portanto este trabalho objetiva a análise da degradação ambiental e social da UC Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira. Foram utilizados o método dialético, levantamento teórico e coleta de dados, trabalhos de campo, registro fotográfico e entrevistas e também mapa planialtimétrico. Os resultados demonstraram que a área diminuiu em torno de 38%; em consequência da construção a topografia do entorno foi alterada pelo desmatamento e alteração do solo; o impacto social é alto, pois as famílias que residem no entorno são afetadas devido as restrições do uso e ocupação do solo; que os moradores desconhecem a existência da institucionalização do parque, e não foram consultados sobre a criação da UC, não foram beneficiados com nenhum projeto social; não foram ainda consultados dos impactos da construção do empreendimento, que ainda não foi resolvida a questão das indenizações para efetivação da área como espaço público; a necessidade de conservação e a legalização.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.