O PROJETO DE HOMEM CARTESIANO COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • PAULO VICTOR RODRIGUES DA COSTA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9628

Resumo

Resumo: O presente artigo tem em vista tematizar as origens cartesianas das práticas psicológicas contemporâneas. De início será preciso delimitar, com tanta clareza quanto for possível, o próprio pensamento cartesiano; seus preceitos e suas principais características. Posteriormente será mostrado como a psicologia contemporânea baliza suas práticas no projeto de homem cartesiano; reproduzindo e operacionalizando conceitos presentes na aparelhagem teórica do filósofo francês, como a noção de domínio e controle irrestrito dos entes em geral. Feito isso, ficará evidente por meio de uma breve análise daquilo que o DSM representa, que o “sonho” da psicologia praticada nos dias de hoje é justamente ser porta voz de um mundo no qual o homem possa ser amplamente posicionado e classificado, tal qual qualquer mero objeto.

Biografia do Autor

PAULO VICTOR RODRIGUES DA COSTA

Mestrando e bolsista da CAPES do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ (PPGPS-UERJ), com orientação da Profª Drª Ana Maria Lopes Calvo de Feijoo. Especialista em Psicologia Fenomenológico-Existencial pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, graduando em Filosofia (bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

DA COSTA, P. V. R. (2014). O PROJETO DE HOMEM CARTESIANO COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA PSICOLÓGICA CONTEMPORÂNEA. POLÊM!CA, 13(1), 954–979. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9628

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS