COMPLEXOS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO MORAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2023.94819Resumo
Resumo: A escravização gerou costumes imorais como, por exemplo, o preconceito racial e de classe social, além da corrupção, que se encontram enraizados na nossa cultura desde que o Brasil se tornou colônia. Assim sendo, o objetivo deste artigo é compreender as razões pelas quais o nosso país mantém esses costumes até os dias atuais. Para isso, ele será abordado à luz da teoria dos complexos de Carl Gustav Jung, ampliada mais tarde por Thomas Singer e Samuel Kimbles com o conceito de complexo cultural. Pretendemos avaliar esses costumes imorais como complexos culturais do Brasil, sinalizando as suas origens e apontando o desenvolvimento moral do país como solução para minimizá-los.
Palavras-chave: Complexos culturais. Escravização. Preconceito. Desenvolvimento moral. Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.

Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.