O CARÁTER SINGULAR DA VIVÊNCIA DO LUTO E A CLÍNICA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2023.94506Resumo
Resumo: A presente revisão narrativa objetivou discutir o caráter singular da vivência do Luto sob a ótica da fenomenologia-existencial. Para tal, traçou a evolução conceitual do Luto e a relação social com a morte ao longo da história. Além disso, apresentou os diferentes tipos de enlutamento e os impactos dessa experiência no mundo presumido de cada indivíduo. Por fim, apresentou a fenomenologia-existencial como importante vertente da psicologia no cuidado de pessoas enlutadas. Espera-se, com este estudo, ampliar o conhecimento sobre a temática apresentada, possibilitando um fazer clínico fundamentado na integralidade e singularidade do sujeito.
Palavras-Chave: Perda. Luto. Singularidade. Psicologia fenomenológica. Existencialismo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.

Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.