ADOLESCENTES EM USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: SUJEITO DE LUGAR NENHUM
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.90175Resumen
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como é realizada a oferta de cuidado em saúde mental para adolescentes em uso abusivo de álcool e outras drogas no CAPS AD III em Palmas – TO. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas semiestruturadas junto aos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar neste serviço. Para análise dos dados, optou-se pela Análise Temática de Bardin, evidenciando que a oferta de cuidado é individualizada, com ênfase no cuidado médico e psicológico. Além disso, foi constatado inexistência de um fluxo ou planejamento para atendimento da demanda dos adolescentes em uso abusivo de álcool e outras drogas. O estudo indicou também fragilidade no trabalho em rede, com centralização no CAPS AD, o que dificulta o trabalho interdisciplinar e a materialização da clínica ampliada. Por fim, a principal barreira para se trabalhar de forma intersetorial elucidada por este estudo está na heterogeneidade de campos discursivos acerca da adolescência e a dificuldade de escuta do próprio sujeito adolescente. É emergente que o CAPS, como serviço ordenador do cuidado em saúde mental, assuma seu lugar na mesa e convide os setores de cuidado para construção dessa rede intersetorial e, assim, se constitua o campo discursivo da rede e não de setores isolados.
Palavras-chave: Adolescência. Álcool e outras Drogas. Cuidado em saúde mental
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.