A VIDA APÓS O LUTO PELA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2022.90174Resumo
Resumo: A morte de um ente querido tende a se apresentar como um evento inesperado para os demais enlutados, podendo gerar importantes repercussões sociais e emocionais. Dessa maneira, o atendimento psicoterápico ao enlutado é importante para que este possa expressar seus sentimentos e desenvolver uma elaboração de luto saudável. O objetivo da presente pesquisa é apresentar um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, sobre uma mulher adulta enlutada atendida por um serviço de Psicoterapia Regular em uma Clínica-Escola, utilizando os conceitos da Psicanálise como embasamento teórico. Inicialmente, a paciente estava apresentando importante sofrimento psíquico diante da morte de seus familiares, fator que estaria interferindo no funcionamento habitual de diversas áreas em sua vida. Com o processo psicoterápico, ela pôde elaborar com maior facilidade o luto que estava vivenciando, reorganizando sua rotina e fortalecendo vínculos interpessoais. Freud (1914/1980) aponta que a retirada das conexões com o objeto amado perdido requer um processo gradativo e lento, sendo necessário o acompanhamento psicológico para facilitar a elaboração da perda e, assim, possibilitar a celebração da vida após o luto.
Palavras-Chave: Morte. Luto. Estágio Clínico. Psicanálise. Psicologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.